Ir direto para menu de acessibilidade.
UFLA 114 ANOS

Atletas do Projeto Cria conquistaram primeira colocação na Corrida Gammon UFLA - veja fotos do evento

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 05 Setembro 2022 18:02 | Última Atualização: Segunda, 05 Setembro 2022 19:15
Gentileza solicitar descrição da imagem

A ventania estava intensa e trouxe sensação de frio para a manhã do último domingo (4/9) nos câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do Instituto Presbiteriano Gammon. Ainda assim, crianças, atletas e seus familiares chegaram, com empolgação, para participar da 8ª edição da Corrida Rústica Gammon-UFLA. Na modalidade da corrida para adultos, foram 220 atletas; já na modalidade kids, eram 140 crianças inscritas. Houve também o público que caminhou ou apenas acompanhou a movimentação do evento, que marca o encerramento das celebrações pelos 153 anos do Instituto Gammon e o início das comemorações pelos 114 anos da UFLA.

Atletas do projeto de extensão Cria Lavras tiveram destaque nos resultados. O 1º lugar geral masculinho e o 1º geral feminino foram conquistados pelos integrantes do projeto: Rafael Henrique do Prado e Hellen Cristina Ferreira, respectivamente (foto abaixo, à dir.). Ambos são estudantes da UFLA. Rafael está no Cria há apenas oito meses. Ele conta que já praticava corrida, mas começou a treinar mais intensamente depois que veio de Betim (MG) para Lavras, para cursar Educação Física, ingressando então no projeto. “O percurso é bem difícil, mas deu tudo certo”, comemorou.

Já Hellen está no Cria desde de 2016 e cursa atualmente no 3º período de Educação Física. “O percurso é bem duro. Mesmo a gente tendo o hábito de treinar aqui dentro da UFLA, eu senti um pouco a subida, mas na descida busquei aumentar o ritmo para me distanciar mais da segunda colocada. Na subida, a panturrilha estava doendo bastante, mas tudo fluiu bem ao final”, relata. O reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, que acompanhou de perto a corrida, enfatizou que os resultados dos atletas do Cria deixaram o evento ainda mais significativo. “Esse é um projeto muito importante, que sentiu os reflexos do falecimento do seu idealizador, o professor Fernando Oliveira. Estamos buscando soluções para que ele volte a crescer, figurado como uma das principais ações de extensão da UFLA.

As provas da modalidade kids foram realizadas dentro do Câmpus Chácara, do Gammon. Já para os adultos, a largada foi no Gammon, com chegada no Centro de Convivência da UFLA, perfazendo um trajeto de 8 quilômetros. Confira os resultados (geral masculino, geral feminino, classificação por categorias em faixas etárias e resultados da categoria Gammon-UFLA, específica para estudantes e colaboradores das duas instituições).

O resgate de uma tradição

De acordo com o responsável pela organização da prova na UFLA, servidor Wendel de Souza Pernambuco, o principal objetivo do evento, neste ano, era promover o resgate do circuito, interrompido devido à pandemia. “Conseguimos, com louvor, cumprir essa meta. O público compareceu em número esperado e fomos brindados com vários atletas do Cria e do grupo UFLA Runners chegando ao pódio. Como participamos de várias competições, por meio do UFLA Runners, percebíamos que havia um certo clamor dos corredores para que esse circuito voltasse. Como sou entusiasta do esporte, fiz contato com a Reitoria, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), e todos abraçaram a ideia, dando o suporte necessário”, comenta.

Para a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Elisângela Elena Nunes Carvalho, o domingo foi de celebração especialmente porque foi possível viabilizar inscrições gratuitas na prova para os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. “Agora estamos aqui  com vários alunos vulneráveis participando e chegando super bem colocados”, comemorou.

Pelo Gammon, a organização foi do coordenador de eventos e professor de Educação Física, Sérgio Tadeu Ribeiro. Segundo ele, a prova teve a participação de atletas e equipes de diferentes regiões. “Foram atletas de Lavras, Perdões, Santo Antônio do Amparo, Oliveira, Ribeirão Vermelho, Nepomuceno, Carmo da Cachoeira, entre outros. Todos em busca de saúde e qualidade de vida, algo que precisamos valorizar muito hoje em dia”.

Participação de servidores

A corrida Gammon-UFLA, além de ser um evento esportivo, acabou por se tornar um espaço de confraternização entre servidores,com a presença de professores, técnicos administrativos e funcionários terceirizados que atuam na UFLA. A professora do Núcleo de Educação da Infância (Nedi/UFLA) Kátia Batista Martins estava entre os participantes da corrida e conta que há cinco anos integra o grupo UFLA Runners. “A corrida, para mim, é uma forma de terapia; faz bem para a saúde física e mental, revigora as energias, traz novas amizades, nos faz conhecer novos lugares. Nosso estilo de vida melhora, o sono melhora, os hábitos alimentares mudam. Eu pratico, acima de tudo, pela melhoria na qualidade de vida”.

Kátia frequenta o grupo na companhia do filho Douglas Felipe Martins, que está decidido a se esforçar para aperfeiçoar sua prática de corrida. Douglas recebeu uma premiação de estímulo ao final do evento, pois tem driblado a deficiência intelectual em busca da meta de seguir os passos da mãe nas provas (foto à esq.).   

O servidor Wendel, que coordena o projeto UFLA Runners e está se graduando em Educação Física, explica que qualquer membro da comunidade universitária que desejar participar pode fazer contato pelo telefone 35 98835-7933, ou comparecer à pista de atletismo de segunda a quinta-feira, das 18h30 às 20h. O grupo hoje é aberto também à participação do público externo à Universidade. Basta entrar em contato.

  Instituições irmãs

A corrida organizada conjuntamente entre Instituto Gammon e UFLA remete à história da origem comum de ambas as Instituições, fundadas a partir da missão presbiteriana liderada pelo educador estadunidense Samuel Rhea Gammon. 

"Esse é um momento em que as instituições fortalecem seus laços históricos. O Gammon tem tradição no esporte, a UFLA também, e promover um evento dessa natureza mostra nossa sinergia, a união e o entrelaçamento entre as duas instituições”, avaliou o diretor-geral do Instituto Presbiteriano Gammon, Alysson Massote Carvalho. O reitor da UFLA também realçou o fato de serem duas instituições de origem comum e que hoje atuam lado a lado pela educação no País.

Para o vice-reitor da UFLA, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, o evento compartilhado “coroa as comemorações, que enfatizam o trabalho conjunto das pessoas que passaram  pelas duas instituições, e construíram as histórias de ambas, concretizadas em projetos de sucesso”.

 

 *Fotos: Ana Eliza Alvim e Raphaella Mendonça.

Acesse também imagens disponibilizadas por empresa de fotografia contratada pelo evento.

Veja fotos da corrida -  modalidade Kids (Clique para ampliar)

 

Veja fotos da corrida - modalidade adultos (Clique para ampliar)

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção