ufla 114 anos

Editora UFLA realiza lançamento de livros durante festividades de aniversário da Universidade

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Sexta, 09 Setembro 2022 08:23 | Última Atualização: Sexta, 09 Setembro 2022 14:05
Gentileza solicitar descrição da imagem

Durante as comemorações do aniversário de 114 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Editora UFLA realizou o lançamento de 11 livros, na noite de terça-feira (6/9). Estiveram presentes os autores e organizadores das obras, gestores da Universidade, além de familiares e amigos. O diretor executivo da editora UFLA, Flávio Monteiro de Oliveira, ressaltou a importância de realizar o lançamento desses livros durante as festividades de aniversário da UFLA. “Isso é muito significativo, pois demonstra o interesse da diretoria executiva da Universidade de valorizar as publicações de professores, pesquisadores e servidores. Estamos honrados de lançar publicamente essas obras”.

O reitor da Universidade, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, enfatizou a importância da ação para a continuidade e divulgação da ciência por meio dos livros, por ser uma produção de conhecimento relacionada à pesquisa, ensino e extensão, que vai ao encontro da sociedade. Ele agradeceu a todos os presentes, destacando os autores e organizadores. “Agradecemos a todos vocês, que podem ser chamados de heróis, pois estão trabalhando incansavelmente para produzir conhecimento em nosso País”.

Durante a cerimônia, os autores e organizadores tiveram a oportunidade de cumprimentar a todos os presentes e também apresentar um breve resumo de suas obras. O sentimento era de satisfação e alegria em compartilhar com todos a concretização de mais um trabalho. Membros da Orquestra de Cordas da UFLA também abrilhantaram a noite com apresentações musicais.

As obras estão disponíveis no repositório da UFLA, site da editora UFLA e algumas podem ser adquiridas na livraria da Instituição.

Confira quais obras fizeram parte da cerimônia de lançamento da Editora UFLA:

• Paisagem rural e hidrelétrica

Autor: Silvério José Coelho

•  Formação Inicial na Pedagogia: Práticas Alfabetizadoras no PIBID e no Programa de Residência Pedagógica

Organizadoras: Giovanna Rodrigues Cabral, Ilsa do Carmo Vieira Goulart e Joselma Silva

•  Tributação, democracia e desenvolvimento: vol. 2: "desigualdade, austeridade  e tributação"

Organizadores: Daniela Olímpio de Oliveira e Evanilda Nascimento de Godoi Bustamante

•  Manejo de plantas daninhas na cultura do café.

Organizadores: Ademilson de Oliveira Alecrim, Dalyse Toledo Castanheira, Giovani Belutti Voltolini e Rubens José Guimarães

•  Manual para padronização de coleta, triagem e tratamento dos dados de características funcionais de plantas

Organizadores: Nathalle Cristine Alencar Fagundes, Fernanda Moreira Gianasi e Rubens Manoel dos Santos

•  Os desafios da permanência no ensino superior

Organizadores: Nathália de Fátima Joaquim e Paula Pereira de Alvarenga

•  Sistemas agroflorestais: Resultados, aplicações e desafios

Organizadores: Felipe Schwerz, Braulio Otomar Caron e Elvis Felipe Elli

•  Metodologia de pesquisa científica: Reflexões e experiências investigativas na Educação

Organizador: Ronei Ximenes Martins

•  Meio ambiente em foco: O licenciamento ambiental em Minas Gerais

Organizadora: Ana Luiza Garcia Campos

•  Dicas e curiosidades da Língua Portuguesa

Autor: Paulo Roberto Ribeiro

•  Agrotóxicos em alimentos: Por que você precisa se preocupar?

Autor: Rafaela Corrêa Pereira e Michel Cardoso de Angelis-Pereira

Editora UFLA

A Editora UFLA é a unidade responsável pela política editorial da Universidade, tendo como objetivos coordenar e regulamentar todas as atividades referentes à editoração de publicações científicas, técnicas, profissionais e didáticas de interesse da UFLA, bem como promover, divulgar, distribuir e comercializar as obras editadas.

Em 24 anos de existência, a Editora UFLA já editou e publicou 80 textos acadêmicos, que têm sido amplamente utilizados pelos alunos e professores como referência para as diversas disciplinas. Também já foram publicados 124 boletins técnicos, que se destinam a divulgar informações técnicas, auxiliando sobretudo os produtores rurais, em diversas áreas do conhecimento. Somam-se a esses materiais a publicação de 224 livros, sobre diferentes temas, alguns títulos já na quinta ou sexta edição.

Enfatiza-se, entre essas publicações, os livros, que têm sido divulgados em todo o País e  comercializados em importantes livrarias, além de alguns serem utilizados como obras de referência em cursos de graduação e pós-graduação de outras universidades.

Veja as fotos da noite de lançamento dos livros: