educação digital

Projeto de inclusão musical de ex-aluno da UFLA vence a primeira edição do German-Brazilian EdTech Hackathon

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quinta, 15 Setembro 2022 11:40 | Última Atualização: Quinta, 15 Setembro 2022 12:49
Gentileza solicitar descrição da imagem

Ao todo, 29 participantes de diversas instituições de sete estados brasileiros participaram dos desafios propostos durante os três dias do German-Brazilian EdTech Hackathon – Digital Education, em São Paulo. Com o apoio do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH), o evento teve como proposta apresentar soluções digitais para a área da educação.

O projeto Tech_la, vencedor do evento, propõe um aplicativo de ensino musical acessível, que inclui um dispositivo de teclas, para despertar o interesse em instrumentos musicais em crianças e jovens, que ainda não estão familiarizados com o universo dos sons. O representante da equipe vencedora, Igor Niemeyer, ex-aluno da Universidade Federal de Lavras (UFLA), formado em Administração Pública, ressalta que o projeto tem como objetivo facilitar o ensino de música nas escolas. “Professores de artes, por exemplo, sem formação musical, poderão dar aulas de músicas com facilidade”.358E3DE4 E2E4 49C3 8425 8BECA76F63C9

Igor Niemeyer destaca que tudo foi feito em parceria, com a representação de diferentes áreas. “O grupo é bem heterogêneo, com administrador público, professora de música, estudante de computação, engenharia da computação e letras. Todos trabalharam em conjunto, foi um grande trabalho em equipe acima de tudo”. Também fizeram parte da equipe Igor Borges, da Universidade Estadual de Campinas; Priscilla Prueter, da Universidade Federal do Paraná; Johanna Kirchner, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Alice Xavier, da Universidade Federal de Itajubá e Vitor Behnck, da Universidade Federal de Santa Catarina.

O encontro, que promoveu o intercâmbio entre a expertise de mentores e organizadores alemães com hackers qualificados do Brasil inteiro, ofereceu soluções para os diversos desafios atuais no ensino digital, que possam ser compartilhados ou reproduzidos facilmente por várias instituições, ou continuar o desenvolvimento por meio de cooperações bilaterais entre Brasil e Alemanha.

Os vencedores da primeira edição do German-Brazilian EdTech Hackathon - Digital Education foram premiados com certificado e convites para participar do Congresso de Inovação da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de de setembro em São Paulo.

A apresentação dos projetos está disponível pelo YouTube por meio do link: