CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL

UFLA se destaca no ranking QS Latin America 2023

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 30 Setembro 2022 16:25 | Última Atualização: Sexta, 30 Setembro 2022 18:09
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) se destacou no ranking QS Latin América 2023. Entre as 11 instituições do estado de Minas Gerais classificadas, a UFLA se mantém em 5º lugar, posição alcançada em 2022. No Brasil, é a 32ª colocada entre 98 instituições. A Universidade também manteve a classificação geral do ano passado (115ª), apesar do ingresso de novas instituições no ranking.

A manutenção da 115ª posição geral foi assegurada com o aumento do score geral da UFLA em 0,7 pontos. Também houve melhoria nos seguintes indicadores: Faculty Student Ratio, Web Impact e International Research Network, que aumentaram, respectivamente: 3,9 pontos; 7,2 e 7,8.

O diretor de Relações Internacionais, professor Antonio Chalfun Jr., enfatiza que, “apesar das diversas dificuldades enfrentadas nos últimos anos, a UFLA tem mantido sua colocação, mesmo com a entrada de novas instituições de ensino superior no ranking, fator que aumenta a competição”. De acordo com ele, já foram identificados alguns gargalos que podem ser trabalhados para melhorar o desempenho da Universidade.

A coordenadora acadêmica da DRI, professora Cristiane Alves Pereira, ressalta que “tem sido feito um esforço contínuo para melhorar os indicadores da UFLA. Temos alcançado bons resultados e seguiremos nessa direção para melhorar ainda mais”.

Esta é a 11ª edição do ranking, publicado anualmente pela Quacquarelli Symonds (QS), analista internacional de educação superior. O ranking latino-americano de 2023 abrange 428 instituições de 20 países, 10 a mais do que o do ano passado. O resultado foi divulgado no dia 22 de setembro.

Confira a classificação completa