ASSISTA AO VÍDEO

Reitor faz pronunciamento sobre o bloqueio orçamentário anunciado pelo Governo Federal

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 07 Outubro 2022 17:09 | Última Atualização: Terça, 11 Outubro 2022 10:20

Em pronunciamento, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor João Chrysostomo de Resende Júnior, informa à comunidade as medidas que seriam necessárias para atenuar o déficit orçamentário da Universidade, após bloqueio de 3,3 milhões de reais do orçamento discricionário. Como o ministro da Educação, Victor Godoy, publicou, na tarde desta sexta-feira (7/10), um vídeo em que anuncia que o Governo Federal voltou atrás e irá liberar os recursos, a implementação das medidas fica suspensa e a UFLA aguardará o comunicado oficial do MEC e o descontingenciamento.

O próximo semestre letivo na UFLA será retomado em 24/10, conforme calendário acadêmico. Segundo o reitor, apesar das condições extremamente difíceis, a decisão, em reunião, foi pela manutenção do calendário, devido ao compromisso da Instituição com a diplomação dos estudantes que se encontram em curso na graduação e na pós-graduação.

Em junho deste ano, houve demissão de 150 trabalhadores terceirizados que prestavam serviços na UFLA, além de outras medidas de contenção de gastos, em razão de um corte de 4,6 milhões de reais ocorrido na época. Com esse corte anterior, o déficit previsto da UFLA já era de 1,7 milhão de reais. O novo bloqueio levaria a UFLA a um déficit de 5 milhões de reais.

“Logo que o semestre letivo for retomado, convidaremos toda a comunidade acadêmica para um encontro presencial para apresentarmos detalhamento dos custos e esclarecermos outras dúvidas”, informa o reitor.

Assista: