inédito

Desenvolvida em parceria com a UFLA, plataforma GeoRadar auxilia nas investigações do Ministério Público

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 11 Outubro 2022 09:30 | Última Atualização: Terça, 11 Outubro 2022 12:02
Gentileza solicitar descrição da imagem

A nova plataforma de dados georreferenciados, GeoRadar, irá auxiliar a atuação dos mais de 500 ofícios ambientais do Ministério Público (MPF), espalhados pelo País. O sistema apresenta informações úteis para as investigações do órgão, por meio da localização de áreas degradadas e de extração irregular de minerais. O usuário também poderá identificar rotas de tráfico de animais silvestres ou a existência de propriedades rurais sobrepostas a terras indígenas ou áreas de preservação. A plataforma, lançada neste mês pela Procuradoria-Geral da República, foi desenvolvida pela Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise (SPPEA), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

O GeoRadar reúne mais de 300 bases de dados de órgãos públicos e informações com geolocalização, auxiliando o trabalho dos procuradores por meio de um mapa interativo que mostra o retrato geográfico, demográfico, social e econômico de determinada localidade do País. A plataforma permite a visualização da evolução geoespacial de queimadas e desmatamentos, da distribuição de populações tradicionais em determinada região, bem como a presença de atividades que possam gerar risco de danos a essas comunidades. A ferramenta é retroalimentável, isso significa que os próprios usuários poderão inserir novas camadas de acordo com a sua necessidade, o que o torna um sistema inteligente e amplia as possibilidades de trabalho e suas potencialidades, pelo do cruzamento de dados de diferentes fontes.O GeoRadar também conta com ferramentas exclusivas, como a busca por CPF/ CNPJ, o que permite ao perito rapidamente carregar e visualizar no mapa quaisquer bases de dados nas quais constam a chave pesquisada.

A ferramenta foi desenvolvida pela Agência UFLA de Inovação em Geotecnologias e Sistemas Inteligentes no Agronegócio (Zetta/UFLA), por meio do projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) “Implementação de Sistemas e Transferência de Conhecimento e Tecnologia”, com foco na inovação e modernização dos recursos tecnológicos aplicados à investigação no âmbito do Ministério Público Federal. O professor do Departamento de Ciências Florestais (DFC/UFLA), e coordenador da Agência Zetta/UFLA, José Roberto Soares Scolforo, explica que o objetivo da Instituição em apoiar o projeto do MPF é de servir à sociedade em ações práticas e efetivas, que possam resultar na garantia de direitos dos cidadãos.

Conheça o GeoRadar

Texto: Mathews de Oliveira Silva- bolsista Proat/UFLA. Revisão: Camila Caetano, jornalista UFLA.

Colaboração: Assessoria MPF