RANKING INTERNACIONAL

UFLA é a 13ª melhor universidade brasileira, segundo o ranking mundial Times Higher Education

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quarta, 19 Outubro 2022 13:32 | Última Atualização: Segunda, 07 Novembro 2022 15:43
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) conquistou a 13ª colocação entre as instituições de ensino superior do Brasil no ranking mundial Times Higher Education 2023 (THE 2023), cinco posições acima da obtida na edição de 2022, quando ficou em 18° lugar. A edição atual do ranking inclui 62 universidades brasileiras.

Na classificação global, a UFLA aparece na faixa 1201-1500, a mesma na qual figuram a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). No total, oito universidades do estado de Minas Gerais são classificadas no ranking. A melhor colocação é a da Universidade de Minas Gerais (UFMG), que está situada na faixa 801-1000.

ranking THE é gerado a partir de cinco pilares, que representam as áreas de excelência do ensino superior: Ensino (Teaching), Pesquisa (Research), Citações (Citations), Investimento da Indústria (Industry Income) e Perspectiva Internacional (International Outlook). O score geral da UFLA aumentou nesta edição, com a melhoria em três desses pilares: Pesquisa (subiu 0,2 pontos), Investimento da Indústria (aumentou 0,3 pontos) e Perspectiva Internacional (1,1 pontos).

A coordenadora acadêmica da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), professora Cristiane Alves Pereira, ressalta que “o aumento na pontuação da métrica Investimento da Indústria, que considera financiamento de pesquisa a partir da iniciativa privada, é reflexo da relevância da pesquisa e inovação desenvolvidas na UFLA, nas suas diversas áreas de atuação”.

O ranking mundial THE 2023 inclui 1.799 universidades de 104 países do mundo. A classificação foi divulgada no dia 12/10.

Confira a classificação completa