TRANSPARÊNCIA E GESTÃO DE DADOS

Lançados painéis que permitem monitoramento de dados do orçamento da UFLA

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 31 Outubro 2022 17:57 | Última Atualização: Segunda, 31 Outubro 2022 18:06
Gentileza solicitar descrição da imagem

Com frequência, surgem notícias sobre a situação orçamentária das universidades públicas federais. São muitos termos utilizados, como orçamento discricionário, despesas de capital, despesas obrigatórias etc. E os números também são muitos, a ponto de tornar difícil a compreensão de quem não lida com o tema no dia a dia. Pensando em deixar essas informações ainda mais transparentes e acessíveis aos servidores e cidadãos em geral, a Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão da Universidade Federal de Lavras (Proplag/ UFLA), por meio da Coordenadoria de Orçamento, Gestão de Processos e Documentos, em parceria com a Superintendência de Governança, disponibilizou painéis on-line que apresentam, de forma didática e organizada, o monitoramento das receitas e despesas da Universidade.

Os dados apresentados são extraídos do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), Sistema Integrado de Gestão (SIG), Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) e dos sistemas gestores de dados de ligações telefônicas. Além de permitirem a melhor visualização dos indicadores por parte de qualquer cidadão interessado, os painéis colaboram para a eficiência organizacional na gestão e governança de dados, contribuindo para a qualidade das tomadas de decisão e reduzindo riscos provenientes do tratamento manual dos dados.

O pró-reitor de Planejamento e Gestão, professor Márcio Machado Ladeira, explica que o monitoramento dos indicadores é complexo, mas a nova ferramenta simplifica o processo. "Parte dos dados são geridos por sistemas de governo, parte por sistemas internos e parte por planilhas. O desafio consistia na obtenção e cruzamento desses dados de forma segura, eficiente, rápida e transparente. Até então, a UFLA  tinha meios e medidas de controle sobre essas informações, mas não possuía uma ferramenta centralizada e on-line que proporcionasse a qualquer interessado acesso a informações orçamentárias detalhadas e atualizadas".

Quem acessa os painéis pode, por exemplo, consultar a situação geral do orçamento de determinado ano, observando o orçamento discricionário destinado à Universidade, o valor já empenhado para utilização, os percentuais já executados e liquidados das despesas, bem como valores bloqueados ou cortados pelo governo. Selecionando os números de 2022, por exemplo, verifica-se que a dotação orçamentária atual da UFLA é de 59,1 milhões de reais, considerando as fontes Tesouro e Rendas Próprias. Em 2022, os valores estão no patamar do ano anterior à pandemia, porém sem incorporar as correções necessárias devido à inflação, o que se agravou com o corte orçamentário feito em meados deste ano.

Pelos painéis, também é possível verificar os valores gastos em cada tipo de atividade, como terceirização de mão-de-obra, pagamentos de bolsas institucionais, gastos com energia elétrica, obras, etc. Há, ainda, painéis que detalham as despesas, como aqueles que permitem verificar dados relativos a orçamento de capital e de custeio, observar recursos e movimentações a partir das diferentes fontes de recursos, emprego dos recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), despesas com pessoal e com almoxarifado, entre outros indicadores.

Acesse os painéis.