Ir direto para menu de acessibilidade.
EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA

Foripes publica nota sobre as eleições nacionais

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 02 Novembro 2022 18:15 | Última Atualização: Domingo, 06 Novembro 2022 21:20
Gentileza solicitar descrição da imagem

EDUCAÇÃO, RESPEITO À DEMOCRACIA E CONSTRUÇÃO DO FUTURO

O Foripes-MG, fórum que congrega as universidades e os institutos federais mineiros, o Cefet-MG e as universidades estaduais, abaixo relacionados, vem a público manifestar-se sobre as eleições nacionais cujos resultados foram oficializados pelo Tribunal Superior Eleitoral e amplamente reconhecidos, inclusive internacionalmente.

Parabenizamos a todos e todas que foram eleitos e reafirmamos a necessidade do compromisso e do trabalho constante em defesa do estado democrático de direito, do dever cívico e democrático de reconhecimento do resultado eleitoral.

Cabe aos eleitos e NÃO ELEITOS o compromisso e o trabalho constante em defesa do estado democrático de direito. Como já foi sintetizado pelo respeitado cientista político Adam Przeworski em seu livro Crises da Democracia (2020) “democracia é simplesmente um sistema no qual ocupantes do governo perdem eleições e vão embora quando perdem”.

Repudiamos veementemente qualquer manifestação antidemocrática, à revelia da lei e dos valores da nossa sociedade, que não reconheça o resultado das urnas, em especial aquelas que ousam clamar por intervenções que subvertam as bases do próprio regime democrático sobre o qual está assentado o respeito à lei e aos valores cidadãos.

Nossas instituições reiteram o compromisso com a construção de uma sociedade mais livre, equânime, justa e solidária, para o qual é imprescindível destacar a priorização da educação em todos os seus níveis e, em especial, o papel das instituições de ensino superior como agências estratégicas na construção de uma sociedade democrática e substantivamente comprometida com os princípios constitucionais.

Finalmente, conclamamos a sociedade brasileira à união, ao respeito aos princípios da democracia e ao trabalho constante e determinado em defesa de nosso Brasil, na busca de um futuro melhor para todos, especialmente para a parcela mais vulnerável de nossa população.

Minas Gerais, 2 de novembro de 2022.

Reitor Demetrius David da Silva - UFV

Reitor André Diniz – IF Sudeste MG

Reitor Marcelo Pereira de Andrade - UFSJ

Reitora Joaquina Aparecida Nobre - IFNMG

Reitora Cláudia Marliére – Ufop

Reitor Cléber Ávila Barbosa - IFSuldeMinas

Reitor Edson Bortoni – Unifei

Reitor Marcus David - UFJF

Reitor Valder Steffen Jr.- UFU

Reitor Sandro Cerveira – Unifal-MG

Reitor Flávio Santos – Cefet-MG

Reitora Sandra Goulart Almeida - UFMG

Reitor João Chrysostomo de Resende Junior– UFLA

Reitora Deborah Santesso Bonnas – IFTM

Reitora Lavínia Rosa Rodrigues – Uemg

Reitor Antônio Alvimar Souza – Unimontes

Reitor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo - UFTM

Vice-reitor em exercício Marcus Henrique Canuto - UFVJM*

*Atualizado em 6/11.

Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.