RECONHECIMENTO

Pelo terceiro ano consecutivo, UFLA é a instituição de Minas Gerais com maior percentual de cursos 5 estrelas

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 08 Novembro 2022 13:48 | Última Atualização: Quarta, 09 Novembro 2022 11:55
Gentileza solicitar descrição da imagem

Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) é a instituição de ensino superior com o maior percentual de cursos ‘5 estrelas’ no estado de Minas Gerais, de acordo com o Guia da Faculdade 2022. Dos 29 cursos avaliados, 34% receberam o número máximo de estrelas. Entre as instituições do País, a UFLA aparece na 7ª posição.

A primeira colocação em Minas Gerais é acompanhada pelo aumento do número de cursos ‘5 estrelas’: este ano, dez cursos da UFLA receberam a avaliação, em comparação a oito no ano passado. Entre os demais cursos avaliados este ano, 18 receberam ‘4 estrelas’ e apenas um foi considerado ‘3 estrelas’.

Para o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, o resultado evidencia que, "apesar das dificuldades orçamentárias impostas às universidades públicas nos últimos anos, elas continuam dando a demonstração de que são um importante patrimônio da sociedade brasileira. À formação de excelente qualidade demonstrada por esse indicador de ensino, elas também integram a pesquisa e a extensão; portanto, o sucesso aparece, contrariando aqueles que tentam macular essas instituições". O reitor acrescenta que, além dessa classificação, realizada por meios de comunicação com base em metodologias sérias, a UFLA tem demonstrado recorrentemente sua qualidade por meio de indicadores oficiais, como o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

A diretora de Avaliação e Desenvolvimento de Ensino da UFLA, professora Francine de Paulo Martins Lima, acrescenta que o resultado demonstra “a qualidade e o excelente trabalho desenvolvidos por coordenações, docentes, discentes e equipe técnica dos nossos cursos de graduação”.

O Guia da Faculdade é elaborado pela Quero Educação e pelo jornal O Estado de S. Paulo. Em 2022, foram avaliados mais de 17 mil cursos de graduação presenciais e a distância em todo o Brasil, tanto de universidades públicas quanto privadas. Na edição deste ano, apenas 783 cursos conquistaram ‘5 estrelas’ e 81% deles pertencem à rede pública de ensino superior.

Confira a lista dos cursos estrelados

Administração (Bacharelado) - 4 Estrelas

Administração Pública (Bacharelado) - 4 Estrelas