PARCERIAS

UFLA recebeu representantes da Sede/MG - reuniões reforçaram a necessidade de integração e parcerias para o desenvolvimento do Estado

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 08 Novembro 2022 15:59 | Última Atualização: Quarta, 16 Novembro 2022 16:31
Gentileza solicitar descrição da imagem

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede/MG) participaram de visitas e reuniões na Universidade Federal de Lavras (UFLA) na última semana. A agenda  foi direcionada ao empreendedorismo e à inovação e incluiu participação nos Congressos UFLA, reunião com membros da Direção Executiva, reunião com unidades acadêmicas, visitas ao câmpus e ao Parque Tecnológico.

O superintendente de Pesquisa e Tecnologia da Sede/MG, Lucas Mendes de Faria Rosa Soares, ministrou a palestra de abertura dos Congressos UFLA na quinta-feira (3/11) pela manhã. À tarde, acompanhado do diretor de Gestão das Unidades Tecnológicas, Filipe Queiroga Figueiredo, esteve na Reitoria, onde participaram de encontro com o reitor, professor João Chryrsostomo de Resende Júnior; o vice-reitor, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior; além dos gestores da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA (Nintec).

Em seguida, a reunião foi com diretores das unidades acadêmicas. Nos encontros, de acordo com o pró-reitor de Pesquisa, professor Luciano Pereira, estiveram em pauta as demandas de desenvolvimento e inovação do Estado e as possibilidades de contribuição da UFLA para esse cenário. Os representantes da Sede/MG reforçaram a importância da participação dos grupos da Universidade na chamada Compete Minas, que se encontra com chamada aberta até o início do próximo ano.

Houve, ainda, visita às instalações do Parque tecnológico, durante a qual puderam conhecer a história do empreendimento e o ambiente em que está inserido. No local, houve encontros com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Lavras, Paulo Curió, e com agentes do Sebrae. “Foi possível discutir a importância do Parque para o município e para o ambiente de inovação de Lavras e região. Eles desejam uma aproximação com os núcleos de inovação tecnológica do Estado e conhecer as conexões existentes. Em Lavras, gostaram bastante da estrutura que temos, e da integração da UFLA com o ecossistema de inovação, incluindo município e Sebrae”, relata o diretor do Nintec, professor Márcio Lara.

A visita incluiu também passagem pelo Setor de Piscicultura, da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV).