Medidas de prevenção

Novas orientações do Comitê de Enfrentamento da Covid

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Sexta, 18 Novembro 2022 10:04 | Última Atualização: Terça, 22 Novembro 2022 16:26
Gentileza solicitar descrição da imagem

Com o aumento do número de casos de Covid-19, o Comitê Especial de Emergência para enfrentamento da Covid-19 (CEE Covid UFLA) e o Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (NAS/ Progepe) reforçam a importância da vacinação de todas as doses contra o coronavírus e recomendam a utilização de máscaras de proteção em ambientes fechados da Universidade, assim como a adesão das demais medidas de prevenção orientadas pelo Ministério da Saúde.

Em caso de sintomas gripais, o teste de Covid deve ser realizado. Os testes RT-PCR da comunidade universitária são agendados na UFLA, via Ambulatório, e o período ideal para a testagem por esse método é do terceiro ao sétimo dia de sintoma.

O NAS/ Progepe informa que o autoteste adquirido em farmácias não define diagnóstico de Covid-19 e não substitui o teste rápido de antígeno ou o RT-PCR, como orientado na Nota Técnica nº 4/2022 expedida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) e as disposições contidas no Plano Nacional de Expansão de Testagem para Covid-19 (PNE-teste) do Ministério da Saúde. Portanto, os autotestes não devem ser utilizados para fins de afastamento laboral.