NOVOS PROFISSIONAIS

UFLA realiza formatura de 28 cursos de graduação

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Segunda, 21 Novembro 2022 15:47 | Última Atualização: Quarta, 23 Novembro 2022 16:08
Gentileza solicitar descrição da imagem
Alice Rezende recebeu o diploma de bacharel em Ciência da Computação

Cerca de 450 formandos colaram grau na Universidade Federal de Lavras (UFLA) entre os dias 16 e 18/11. As cerimônias, que contemplaram os concluintes dos cursos de graduação no primeiro semestre de 2022, foram realizadas pelas unidades acadêmicas de forma presencial.

A formatura é momento de alegria e de recordação dos anos vividos na Universidade. Ao chegar ao Centro de Eventos para a colação, a formanda em Ciência da Computação Alice Rezende Ribeiro relembrou experiências de quando ainda sonhava em ser universitária. “Ingressei na UFLA pelo PAS (Processo de Avaliação Seriada), fiz as provas aqui perto do Centro de Eventos. Ao chegar aqui, hoje, tive muitas lembranças, vi um filme passar pela minha cabeça. É um momento de  grande realização, principalmente depois de tudo que passamos, incluindo uma pandemia”.

A felicidade é compartilhada com pessoas especiais.  Alice veio acompanhada de uma grande e bem organizada torcida familiar, que incluiu até os avós. A emoção e o orgulho que tomavam conta de todos estavam estampados no peito, em um carinhoso adesivo, com a foto da formanda e a hashtag  #ciceformou .

Educação e Esporte caminhando juntos

Graduada em Educação Física (Bacharelado), Islane Lopes recebeu a medalha de Mérito Esportivo. A honraria é concedida aos formandos de graduação que contribuíram excepcionalmente com o desporto da UFLA.

Atleta do Cria Lavras, Islane Lopes recebeu a medalha de Mérito Esportivo

Islane é atleta do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo da UFLA, o Cria Lavras. “Fiquei muito feliz! Por trás dessa conquista existem muitas pessoas envolvidas. Sou grata ao projeto Cria Lavras por tudo o que me proporcionou nesses anos, principalmente aos treinadores Fernando de Oliveira (in memoriam) e Pablo Ramon Domingos, que tiveram influência significativa para a atleta que me tornei”, ressaltou a formanda.

Conciliar o esporte com os estudos foi uma tarefa desafiadora e gratificante, segundo Islane. “Sou a primeira da minha família a me formar em uma universidade. Isso mostra que é possível, mesmo com os desafios. Eu estou muito contente por estar encerrando esse ciclo para que novas oportunidades possam se abrir.”

Formando novos educadores

Raphaela Mendonça foi oradora dos cursos de licenciatura da Faelch

Alicerces para o futuro da Educação, os cursos de licenciatura da UFLA primam pela excelência na formação dos novos educadores e, consequentemente, pela qualidade da educação brasileira. Em seu discurso como oradora, a licenciada em Pedagogia Raphaela Mendonça falou da importância de se preparar para educar. “Hoje, temos consciência de que nosso principal compromisso é com o ser humano. A licenciatura nos ensina que ser educadora e educador é acreditar na Educação como ciência, como potencial libertador. Ela nos ensina que a diversidade de seres, de ideias e de saberes precisa existir. A licenciatura nos ensina que nosso dever também é emancipar crianças pequenas, crianças grandes, jovens e adultos para pensarem, refletirem, provocarem e serem agentes do conhecimento”, destacou a formanda.

Thamyres Quaresma cursou cinco anos da licenciatura em Química e sente-se animada para atuar como profissional da Educação. “Percebi o quanto a educação é libertadora e como mudou vários aspectos da minha bagagem cultural e de coisas que eu acredito. Quero levar um pouco dessa esperança e conhecimento para o resto da sociedade. Acho que é o jeito de dar o retorno por ter estudado em uma universidade tão boa com o incentivo financeiro da nossa população”, ressaltou.

Internacionalização

Com as ações de internacionalização, a UFLA não concretiza apenas o sonho dos brasileiros de ter uma formação gratuita e de qualidade. Por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), neste semestre letivo são três estudantes de outros países concluindo a graduação na Universidade. Todos eles ressaltam as virtudes da UFLA e fazem planos de utilizar os conhecimentos acumulados na Instituição para contribuir com suas nações.

Alector Santos, de Cabo Verde, formou-se em Engenharia de Controle e Automação

O graduado em Engenharia de Controle e Automação Alector Emanuel Monteiro Santos é de Cabo Verde, na África, e veio para a UFLA em 2015, em sua primeira viagem internacional. Ele diz que tudo valeu apena. “No começo foi difícil, mas depois me adaptei. Hoje eu amo a UFLA. Adorei ter estudado aqui. Foi lindo. Meu desejo é iniciar minha experiência profissional no Brasil e, em seguida, regressar e contribuir com o desenvolvimento do meu país”.

Além de Alector, também colaram grau os estrangeiros Anneth Alves Pinhel Évora Varela e José Jasmany Nolasco Aguilera, ambos no curso de Agronomia. Anneth também é de Cabo Verde e enfatiza as amizades que fez. “Eu gosto muito da UFLA e sou grata pelo fato de a Instituição ter me escolhido. A Universidade tem uma boa estrutura e tenho muitos amigos aqui, pessoas que posso chamar de família. Vou representar a UFLA muito bem lá fora, no meu país ou em qualquer outro no qual, por ventura, eu vá para fazer mestrado”.

De Honduras, José Jasmany sente-se feliz por ter sido selecionado no PEC-G. “Isso mudou minhas perspectivas futuras. Adquiri muito conhecimento, que agora vou conseguir aplicar em Honduras, e desejo continuar me aperfeiçoando”, diz.

Confira as fotos das cerimônias

Instituto de Ciências Naturais (ICN)

Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV)

Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)