enactus ufla

Projeto Uai Café da UFLA é vencedor do Prêmio Alimentação em Foco da Enactus Brasil

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 23 Novembro 2022 09:16 | Última Atualização: Quarta, 13 Setembro 2023 14:13
Gentileza solicitar descrição da imagem

Integrado por estudantes de diferentes cursos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), sob a coordenação dos professores do Departamento de Administração e Economia (DAE) José de Arimatéia Dias Valadão e Nathália de Fátima Joaquim, a Enactus UFLA participou do Evento Nacional Enactus Brasil com quatro projetos: MariArte, Religare, Niara e Uai Café (vencedor do Prêmio Alimentação em Foco).

O encontro contou com a participação de aproximadamente 60 equipes, que tiveram 12 minutos para apresentar soluções empreendedoras que combatem os mais diversos desafios enfrentados no País, alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Os projetos foram avaliados por executivos, gestores públicos e empreendedores.

Além de chegar pela primeira vez à semifinal do evento, a Enactus UFLA venceu com o Projeto Uai Café o “Prêmio Alimentação em Foco 2022'', uma parceria entre a empresa Cargill e Enactus BR. Esse prêmio tem como objetivo promover uma alimentação segura, sustentável e acessível por meio dos projetos participantes. Os projetos vencedores receberam uma bolsa de auxílio e mentoria para o seu desenvolvimento.

De acordo com a professora Nathália, essa foi uma grande conquista para a equipe na competição: “Nesse projeto trabalhamos a partir da lógica do comércio justo, estabelecemos uma relação direta entre o produtor e o comprador, de modo a garantir os direitos dos produtores e dos consumidores, tornando esse processo mais transparente e respeitoso entre as partes envolvidas. Nesta linha, a Enactus UFLA compra o café dos agricultores familiares da região, pagando o preço. Isso é possível porque a equipe não atua como atravessadores (agentes de comercialização que atuam nas cadeias produtivas, como intermediários entre os produtores e os consumidores), uma vez que a Enactus não visa lucros, assim parte do dinheiro obtido com a venda desse café é investido para comprar mais produto para ser revendido e o  excedente é usado para capacitar outras famílias de agricultores que produzem café especial para que eles possam fornecer o café na qualidade adequada para participarem do projeto”. WhatsApp Image 2022 11 22 at 11.39.58

Outra conquista e orgulho do time foi a classificação da discente Renata Aguiar Figueiredo, líder do Projeto Uai Café, na final da competição Prêmio Universitário do Ano, por todo o seu comprometimento e pelos serviços prestados à Rede Enactus. A competição entre os universitários da rede é uma iniciativa do Enactus Brasil e da Dutch States Mines (DSM) Latam, que busca reconhecer os esforços dos universitários ligados à organização que se destacaram ao longo de 2021 e 2022. “Entrei na Enactus UFLA em 2018/2, e desde então, tive só conquistas incríveis. Uma delas foi chegar ao TOP 3 do Prêmio Universitário do Ano de 2022. Isso só foi possível graças a todas as experiências que a Enactus proporcionou em minha trajetória. Desenvolvi-me como pessoa e como profissional. Agradeço muito a organização por ter me apoiado e proporcionado tanto crescimento”, comenta Renata.

Um pouco mais sobre os projetos da Enactus

Projeto MariArte: (@mariartelavras): O projeto tem como missão o empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio do convívio social e da produção e venda de produtos artesanais. O MariArte visa tornar as mulheres protagonistas de sua própria história, e todo o trabalho é guiado por princípios como a valorização do trabalho feminino, a dedicação, o comprometimento, o amor, o fomento ao espírito empreendedor e a segurança das impactadas.

Projeto Niara (@projetoniara_): O projeto Niara acolhe mulheres vítimas de violência decorrente de gênero, prestando assistência jurídica e psicológica. O time é formado somente por mulheres e garante total sigilo para quem recorre ao projeto. Por meio do site, o projeto recebe as vítimas e as encaminha às profissionais, conforme a necessidade, sendo disponibilizado de maneira segura, gratuita e eficiente. O Niara empodera para não silenciar. Acesse: projetoniara.com.br

Projeto Religare: O Religare possui a missão de fortalecer nos jovens a vontade de sonhar e fornecer as ferramentas necessárias, que amenizem as discrepâncias em suas formações, por meio da promoção da educação de qualidade, facilitando o acesso a oportunidades de trabalho. O projeto tem como visão, ser uma ligação entre jovens universitários em situação de vulnerabilidade e melhores oportunidades no mercado de trabalho, o que é efetuado por meio da oferta e divulgação de cursos e capacitações que potencializam o desenvolvimento profissional dos impactados.

Projeto Uai Café (@projeto_uaicafe): O projeto conecta o pequeno produtor de café ao consumidor final por meio de uma marca de café especial, o Grão Uai, agregando valor a sua produção e gerando uma maior democratização das vendas. Já está em sua 3ª edição, auxiliando efetivamente famílias produtoras, contando suas histórias e alcançando sete estados brasileiros por meio do empreendedorismo social.

Texto: Mathews de Oliveira Silva- bolsista Proat/UFLA. Revisão: Camila Caetano, jornalista UFLA