EVENTO INTERINSTITUCIONAL

VI CIM discutiu os desafios e aprendizagens do ensino superior e tecnológico com a pandemia

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 02 Dezembro 2022 14:10 | Última Atualização: Quinta, 08 Dezembro 2022 13:52
Gentileza solicitar descrição da imagem

O VI Congresso de Inovação e Metodologias do Ensino Superior e Tecnológico (VI CIM) foi realizado de forma remota, entre os dias 21 e 25/11. Este ano, o evento foi sediado pela Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com o tema: "O que a pandemia nos ensinou? Dos desafios do ensino remoto à problematização do ensinar-aprender no ensino superior e tecnológico". O congresso é realizado bianualmente, a partir de uma parceria entre seis instituições: além da UFVJM, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Universidade Federal do Catalão (UFCAT).

O objetivo do VI CIM foi debater e refletir sobre as possibilidades e experiências acerca da inovação e metodologias no ensino superior e tecnológico. Foram cinco dias de debates, discussões e problematização sobre os desafios e aprendizagens resultantes da pandemia, que redirecionou os modos de ensinar-aprender no contexto do ensino superior.

A UFLA participou diretamente da organização do evento, por meio da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). O congresso contou com a participação do pró-reitor em exercício, professor Lucas Amaral, representando o reitor, professor João Chrysóstomo de Rezende Junior, na abertura do evento. Contou, ainda, com a participação da diretora de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino, professora Francine de Paulo Martins Lima, na mesa de encerramento, debatendo o tema "O que a Pandemia nos ensinou?", juntamente com os demais representante das instituições envolvidas. A mesa teve o objetivo de socializar as estratégias, os desafios e aprendizagens das diferentes instituições para a manutenção do ensino na graduação ao longo da pandemia.

Ao debater o tema, Francine enfatizou que "muitas são as questões, mas também muitas são as possibilidades. No entanto, encontrar alternativas para superar os desafios do processo ensino-aprendizagem requer retomar o que é essencial do processo de ensinar e também de aprender, processos distintos, porém interrelacionados. Requer retomar espaços de diálogos efetivos, de debates sobre o ensinar e aprender, notadamente no ensino superior, no contexto da formação profissional, no contexto da presencialidade, das interações humanas que exigem de nós novas formas de se relacionar, interagir, dialogar e ensinar-aprender, apoiadas ou não pelos recursos tecnológicos e digitais. Exigem de nós novas metodologias e modos de ser e estar no contexto da aula,  – contexto de ensino e de aprendizagem. Afinal, o que a pandemia nos ensinou? Ou ainda, o que a pandemia nos provocou e até mesmo roubou no que tange à oportunidade de aprendizagem pelos nossos estudantes ... É preciso pensar sobre isso".

O CIM é um evento bianual realizado desde 2015 pela UFMG. A partir de 2020, passou a ser interinstitucional e realizado fora da sede. A UFLA foi a primeira instituição a sediar o evento nesse novo formato. A próxima edição - o VII CIM - será sediada pela UFOP.