Impacto na ciência

Nota da UFLA sobre contingenciamento imposto à Capes

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 07 Dezembro 2022 11:24 | Última Atualização: Quarta, 07 Dezembro 2022 16:49
Gentileza solicitar descrição da imagem

É com grande preocupação que a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebe as informações sobre o contingenciamento imposto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pelo Ministério da Economia, afetando o pagamento de bolsas dos mais de 200 mil bolsistas do País em dezembro.

Vinculados à UFLA são 760 pesquisadores afetados, que atuam diariamente no desenvolvimento da ciência. Pesquisadores esses que se dedicam a atividades de pesquisa em tempo integral, sendo impossibilitados de possuir vínculo empregatício ou qualquer outra atividade remunerada. “A Educação brasileira vem sofrendo uma série de ataques. Agora, mais esse na Pesquisa, comprometendo a remuneração daqueles que inovam e buscam melhorias para a nossa sociedade. Esperamos que o poder público e a sociedade se mobilizem para reversão imediata desse cenário. Um país sem Educação e sem Ciência está fadado ao fracasso”, ressaltou a pró-reitora de Pós-Graduação, professora Adelir Aparecida Saczk.

De acordo com a Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade/Prograd), além dos pesquisadores, são atingidos também 265 integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Residência Pedagógica (PRP), ambos fomentados pela Capes, vinculados à graduação e de grande impacto para os cursos de licenciatura e para o ensino básico do País.

Bolsistas Capes na UFLA em números:

Programa Demanda Social: 489 bolsistas

Proex (programas 6 e 7): 201 bolsistas

PNPD (pós-doutorado): 27 bolsistas

Programa Residência: 38 bolsistas

Programa PDPG: (bolsas de mestrado e doutorado): 5 bolsistas

Pibid: 113

PRP: 152

Leia a nota oficial da Capes.