COLÉGIO DE APLICAÇÃO

Nedi/UFLA é representado no Seminário de Instituições, Colégios e Escolas de Aplicação

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quinta, 08 Dezembro 2022 17:45 | Última Atualização: Quinta, 08 Dezembro 2022 17:48
Gentileza solicitar descrição da imagem

Reconhecido recentemente como Colégio de Aplicação, o Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras (Nedi/UFLA) foi representado pela primeira vez no Seminário de Instituições, Colégios e Escolas de Aplicação (Sicea). Em sua 11ª edição, o evento abordou o tema “Integração dos Saberes e Fazeres Pedagógicos dos Colégios de Aplicação: Currículo e Didática do Ensino Básico”. O seminário foi realizado pelo Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Acre (Ufac), entre os dias 25 e 27/11.

O Nedi foi representado pela professora e pesquisadora Katia Batista Martins, que apresentou um estudo de caso em andamento, intitulado “Aprendendo com a diferença na Educação Infantil”. O estudo descreve a analisa os processos de inclusão de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Instituição. O artigo, escrito em parceria com a professora Gislaine de Fátima Ferreira Leite, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Minas Gerais, juntamente com a professora Apolliane Xavier Moreira dos Santos, do Nedi/UFLA, contribui para a compreensão dos processos educativos coletivos e individuais, de acordo com as necessidades identificadas, promovendo a inclusão e pertencimento da criança na Instituição, por meio de adaptações metodológicas e curriculares.

Outro trabalho apresentado pela professora Kátia foi um compilado de três projetos de extensão desenvolvidos no Nedi: BrincArte (@brincarte), EcoUfla (@ecoufla) e Filosofar Infâncias. O artigo, intitulado “Extensão universitária na Educação Infantil: entre saberes e fazeres”, produzido em parceria pelas professoras Apolliane Xavier Moreira dos Santos e Franciane Sousa Ladeira Aires, ambas professoras do Nedi, tem como objetivo apresentar as ações extensionistas realizadas com as crianças do Núcleo, bem como a formação inicial e continuada de estudantes da graduação e de professores e professoras da Educação Infantil de Lavras e região.

Sobre o participação no seminário, a professora Kátia comenta que “é importante participar de eventos dessa natureza para a formação e para a socialização dos desafios e caminhos para o fortalecimento do Colégio de Aplicação nas instituições federais, bem como para consolidarmos o tripé universitário. Foram dias significativos e produtivos. Dialogar com outras e outros docentes das diversas regiões do Brasil foi muito importante para (re)pensarmos sobre as especificidades dos Colégios de Aplicação e para a consolidação da Educação Básica nas universidades. Especificamente para nós da UFLA, a transformação do Nedi em Colégio de Aplicação aponta a necessidade de uma nova estruturação em vários sentidos, de modo a atender as demandas dessa nova realidade”.

Colégio de Aplicação

O enquadramento do Nedi como Colégio de Aplicação foi definido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Portaria nº 964, publicada em 26 de setembro de 2022 no Diário Oficial da União. A equipe do Nedi precisou atender a uma série de demandas para que o reconhecimento fosse possível.

Como Colégio de Aplicação, o Nedi passa a ser oficialmente um espaço de formação para os estudantes da Universidade e para a aplicação de técnicas e metodologias educacionais que resultem em novos conhecimentos que possam ser úteis a toda a rede de ensino básico.