PARCERIAS

Encontro da Secretaria de Educação de Minas com parceiros apresentou perspectivas do Projeto Trilhas de Futuro

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 16 Dezembro 2022 18:04 | Última Atualização: Quarta, 28 Dezembro 2022 15:46
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) promoveu um encontro com as instituições parceiras para apresentar um balanço e as perspectivas para o projeto Trilhas de Futuro em 2023. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi representada pelos professores Cláudio Lúcio Mendes e Regilson Maciel Borges, da Faculdade de Educação, Linguagem e Ciências Humanas (FAELCH).

A Secretaria prevê lançar um novo edital para o projeto em 2023, com o aporte de recursos para a oferta de cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado. Nessa nova fase, a UFLA pretende iniciar uma turma de Mestrado Profissional em Educação. Atualmente, a Universidade já oferta pelo projeto os cursos de especialização em “Neurociências aplicadas à educação” e “Educação Inclusiva e Especial”.

O novo aporte também abre a possibilidade de captação de recursos para projetos que estreitem as relações entre Ensino Superior e Educação Básica, como a criação do Laboratório de Educação e Neurociência (L-ENE) do Núcleo de Estudos em Educação e Neurociência (ENE).

No encontro, também foi discutida a ampliação da parceria do projeto com a criação de um Fórum regular para tratar de assuntos referentes à Educação Básica e ao Ensino Superior. O fórum será um espaço permanente para a discussão, reflexão e construção de políticas públicas no âmbito da educação do estado de Minas Gerais, com a participação das instituições integrantes do Trilhas de Futuros Educadores.

O projeto Trilhas de Futuros oferta cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (Mestrado e Doutorado), para estimular a formação continuada e o desenvolvimento profissional de servidores da Educação, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). O encontro foi realizado no dia 30/11, na cidade de Belo Horizonte.