ORÇAMENTO 2022

Desbloqueio de recursos permitirá que a Universidade pague fornecedores

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 19 Dezembro 2022 14:53 | Última Atualização: Quarta, 28 Dezembro 2022 15:45
Gentileza solicitar descrição da imagem

Com a liberação dos recursos financeiros e de parte do orçamento bloqueado pelo Governo Federal, que ocorreu na sexta-feira (16/12), a Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) informa que a Universidade Federal de Lavras (UFLA) conseguirá fazer o pagamento das notas fiscais já liquidadas, de fornecedores e empresas contratadas.

O prazo-limite para novos empenhos também foi ampliado até 31/12, de forma que será possível seguir com uma parte dos processos necessários a novas contratações essenciais para o funcionamento da Instituição. "Ainda assim, a situação da Universidade não está totalmente resolvida, já que o desbloqueio de orçamento não foi total, e o corte registrado em meados do ano não foi revertido. O corte afetou um orçamento que já era insuficiente desde a aprovação da Lei Orçamentária Anual de 2022", explica o pró-reitor de Planejamento e Gestão, professor Márcio Machado Ladeira.

"Ao menos neste momento podemos tranquilizar os fornecedores e empresas que nos prestam serviços, informando que receberão os pagamentos, mas essas medidas de bloqueios sucessivos, e feitos em momentos incomuns, prejudicaram de forma irreversível nossa capacidade de planejamento e provocaram grandes desgastes para a comunidade", lamenta.

Quanto às bolsas de estudantes e residentes, que chegaram a estar em risco devido ao bloqueio feito em dezembro, elas foram pagas anteriormente, por meio de soluções encontradas pela gestão e da liberação, pelo Ministério da Educação (MEC), de recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Essas ações evitaram o alto impacto que a restrição teria sobre os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Dessa forma, a Universidade consegue fechar o ano honrando seus compromissos financeiros.