Empreendedorismo e inovação

“Conexão UFLA-Mercado” reuniu empresas e professores da UFLA no LavrasTec

Escrito por Maria Luiza Pereira | Publicado: Terça, 20 Dezembro 2022 15:49 | Última Atualização: Terça, 20 Dezembro 2022 16:37
Gentileza solicitar descrição da imagem
Empresários foram recebidos pelo Nintec

No dia 7/12, o  Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec) realizou o primeiro evento do programa “Conexão UFLA-Mercado”. Por intermédio do Nintec, os docentes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foram apresentados às empresas MESA, que atua no agronegócio, e Predikta, de diagnóstico por imagem. O objetivo do programa é contribuir na diminuição da barreira existente entre a academia e o mercado. Com o intuito de promover parcerias, a cada encontro serão introduzidas empresas interessadas no know-how e tecnologias desenvolvidas na Universidade.

O evento foi o primeiro sediado no anfiteatro do LavrasTec - Parque Científico e Tecnológico de Lavras, ambiente planejado para criar conexões entre os agentes promotores da inovação, inclusive na relação universidade/empresa. A finalidade de reunir empresários e docentes é impulsionar conexões e auxiliar os pesquisadores da UFLA para que consigam transformar suas pesquisas em inovações de processos, serviços e produtos.

Responsável por facilitar a concretização de parcerias entre a UFLA,  a partir das pesquisas que carregam inovação, e a iniciativa privada, o Nintec intermediará as reuniões de alinhamento de instrumentos jurídicos, tramitação de acordo de parceria, registro de marcas e patentes e transferências de tecnologia que surgirem como resultado dos encontros promovidos pelo programa.

“O envolvimento do Nintec proporciona aos docentes/pesquisadores uma segurança maior nas negociações que geralmente envolvem informações na fronteira do conhecimento, com grande potencial de geração de produtos ou processos. O apoio ou o protagonismo das empresas é fundamental no desenvolvimento e financiamento de modelos de negócios benéficos para ambas as partes, UFLA e empresas. O resultado dessa conexão é um possível produto que atenda alguma demanda da sociedade”, afirma o professor Danton Diego Ferreira, do Departamento de Automática (DAT).

Durante o “Conexão UFLA-Mercado”, o cientista Guilherme Gomes, fundador da Predikta, ministrou o workshop “Inovação nos modelos de predição utilizando imagem e fisiologia no agronegócio”, no qual compartilhou suas experiências empresariais. A apresentação demonstrou a tecnologia da termografia com diversas aplicações para as áreas da saúde humana, animal, em plantações, na construção civil, empresas automotivas, entre outras.

Para Joaquim Paulo da Silva,  professor do Departamento de Física (DFI), o evento criou “um ambiente propício a interações técnicas com investidores, produtores de commodities na área agrícola, pesquisadores da própria UFLA, bem como um estreitamento das diretrizes do Nintec, trazendo como  benefícios  uma visão mercadológica e escalabilidade de pesquisas desenvolvidas no câmpus universitário e o repasse de conhecimentos importantes para a nossa sociedade brasileira.”

“O evento ‘Conexão UFLA-Mercado’  insere a Universidade nas demandas tecnológicas do mercado produtivo, uma exigência da nossa sociedade atual e uma resposta nossa aos anseios dos desafios oriundos das mudanças climáticas. Eventos com essa junção de investidores, pesquisadores, setores do agronegócio, estudantes, gestores públicos, têm o potencial de criar um ecossistema de inovação em nossa região, gerando renda, empregos, desenvolvimento regional, consolidação dos potenciais locais e a consolidação da UFLA como agente de difusão de conhecimentos”, completa o professor Joaquim.

Assunto(s): Nintec , mercado , inovação , conexão