SUSTENTABILIDADE NA AGENDA

UFLA tem Política Ambiental aprovada pelo Conselho Universitário

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 22 Dezembro 2022 13:46 | Última Atualização: Quarta, 28 Dezembro 2022 15:51
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) passa a orientar suas ações pela Política Ambiental aprovada pelo Conselho Universitário (CUNI), em vigor desde 1º/12. No dia 23/11, o CUNI, no uso de suas atribuições, estabeleceu a Resolução Normativa nº 64, que define a Política.

O documento instrui e define ações sobre princípios e objetivos que estimulam valores e práticas sociais voltados para a sustentabilidade, formalizando o compromisso da Universidade com a prevenção da poluição, conservação e restauração do meio ambiente, de forma integrada com as atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas.

Entre os objetivos da Política, além de promover as ações institucionais que possibilitem o desenvolvimento sustentável, estão a promoção de estratégias de uso e gestão do território, priorizando a recuperação de áreas degradadas, a conservação dos ecossistemas e da biodiversidade nas áreas de vegetação natural dos câmpus da UFLA.

Outro destaque está nos compromissos de estimular o desenvolvimento de tecnologias socioambientais, a alimentação saudável e sustentável no Restaurante Universitário, além de incentivar práticas semelhantes em estabelecimentos de comercialização de alimentos dentro da UFLA. Desta forma, busca estabelecer comunicação e interação permanentes com a comunidade interna e externa, promovendo seu envolvimento ativo na gestão ambiental, em um processo participativo, contínuo e permanente.

Para informações completas, acesse a Resolução Normativa nº 64.

Recentemente, a UFLA avançou no UI GreenMetric World University Ranking 2022 e ocupa posições de destaque entre as universidades mais sustentáveis do Brasil e do mundo. A Instituição se encontra hoje na 37ª posição mundial, na 3ª posição na América Latina e 2ª no Brasil. Para a diretora de Qualidade e Meio Ambiente, professora Fátima Resende Luiz Fia, a institucionalização das práticas por meio da definição de uma política ambiental é um passo importante. “A UFLA sempre desenvolveu atividades ambientais, mas sem um documento normativo específico da instituição. Assim, a Política Ambiental vem como um marco para consolidar as atividades que são normalmente realizadas e nortear todas as ações ambientais, de forma a preservar o meio ambiente e garantir o desenvolvimento sustentável da Universidade”, diz.

Texto: Alessandra Reis, bolsista Fapemig. Revisão: Ana Eliza Alvim.