MARCO HISTÓRICO

Departamento de Ciência dos Alimentos da UFLA celebrou 50 anos de história

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 22 Dezembro 2022 14:04 | Última Atualização: Sexta, 06 Janeiro 2023 14:00
Gentileza solicitar descrição da imagem

Neste ano o Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA), vinculado à Escola de Ciências Agrárias de Lavras da Universidade Federal de Lavras (Esal/UFLA), completou 50 anos. Membros da comunidade interna e externa à UFLA participaram da programação.

Na manhã de 23/11, o projeto de extensão "Alimentando Conhecimentos", coordenado pela professora Ellen Cristina de Souza, realizou uma mesa-redonda intitulada “Os desafios no setor plant based”, com participação da egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos do DCA/UFLA e auditora do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Karina Fontes Coelho Leandro; do sócio-fundador da empresa Vida Veg, Anderson Rodrigues; e dos docentes Éllen Souza, João de Deus, Luisa Figueiredo e Olga Lucía, todos vinculados ao DCA.

À noite, ocorreu uma sessão solene na qual estiveram presentes o diretor da Esal, professor Moacir de Souza Dias Júnior, docentes e técnicos aposentados, discentes atuais, egressos, amigos da comunidade, além de servidores e colaboradores do quadro atual, os quais, juntamente com o Centro Acadêmico de Engenharia de Alimentos e os membros do Programa de Educação Tutorial (PET/UFLA), organizaram a cerimônia.

Dentre as personalidades presentes, destacou-se a presença do primeiro chefe do Departamento, professor Valter de Carvalho, que atualmente mora em Natal (RN), representando os primeiros docentes, que, com coragem e dedicação, deixaram sua grande contribuição para a história do Departamento. Ao fim da sessão solene, os presentes foram convidados a participar do descerramento das placas de todas as turmas formadas no curso de Engenharia de Alimentos até a presente data, a fim de que todos os discentes que passarem pelo DCA deixem efetivamente seu nome escrito na história.

A Trajetória

O DCA foi fundado no ano de 1972 pelo desdobramento do antigo “Departamento de Química e Tecnologia” (DQT) da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), hoje UFLA. No início, as instalações físicas do DCA situavam-se no Câmpus Histórico da UFLA e, no final da década de 70, foram transferidas para o novo câmpus da Universidade, onde atualmente está localizado.

No que se refere à pós-graduação, em 1976 foi criado o “Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência dos Alimentos”, em nível de Mestrado e, em 1991, em nível de Doutorado. A partir de 1999 foram criados os cursos de “Pós-Graduação lato sensu (Especialização)” vinculados ao DCA. Dando sequência ao crescimento do Departamento, dois cursos de graduação foram criados: Engenharia de Alimentos, no 1º semestre de 2003, e Nutrição, no 2º semestre de 2009, sendo esse último posteriormente desvinculado do DCA. Além disso, em 2019, foi criado o programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos, em nível de Mestrado.

Desde sua criação, o DCA é responsável por várias disciplinas vinculadas à grande área de Ciências Agrárias, área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, disciplinas obrigatórias para os cursos de graduação de Agronomia, Zootecnia e Engenharia Agrícola, e mais recentemente para os cursos de Engenharia de Alimentos, Nutrição e Medicina Veterinária. O Departamento oferece também disciplinas eletivas para os diversos cursos de graduação da UFLA.

Atualmente, vinculado à Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal), o DCA conta com 42 servidores, entre professores, técnicos administrativos e funcionários terceirizados, sendo a chefia composta pelos professores Maria Emília de Sousa Gomes (chefe) e Jefferson Luiz Gomes Correa (sub-chefe). Sua infraestrutura conta com quatro alas e diversos laboratórios e plantas-piloto utilizados em ensino, pesquisa e extensão na UFLA.

Texto: DCA, com edição de Maria Montenegro Ramessés (bolsista Proat) e revisão de Ana Eliza Alvim (jornalista).