Ir direto para menu de acessibilidade.
PARCERIA E SUSTENTABILIDADE

UFLA receberá, nesta sexta (23), mercadorias apreendidas pela Receita Federal

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 22 Dezembro 2022 14:48 | Última Atualização: Quarta, 28 Dezembro 2022 15:51
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Receita Federal realiza nessa sexta-feira (23/12), às 11h, a destinação de mercadorias para a Universidade Federal de Lavras UFLA), o Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sul de Minas (IFSuldeMinas), Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas e Prefeitura Municipal de Campos Gerais.

A entrega será feita no Depósito de Mercadorias Apreendidas (DMA) da Receita Federal em Poços de Caldas.  A UFLA receberá bebidas alcoólicas e Carbopol apreendidos, para que sejam usados na fabricação de álcool gel, além de 24 pneus, que serão utilizados na frota de veículos da Universidade, representando economia de recursos, em um momento em que a Instituição lida com a escassez orçamentária. O pró-reitor de Infraestrutura e Logística da UFLA, professor João Cândido de Souza, representará a UFLA na cerimônia de entrega das mercadorias.

Serão destinados um ônibus de Turismo para a Unifei e um carro da marca Chevrolet modelo Classic para a Prefeitura de Campos Gerais. O IFSuldeMinas também receberá bebidas alcoólicas e Carbopol para produção de álcool gel. O corpo de Bombeiros receberá 300 lâmpadas de LED. A Polícia Rodoviária Federal também foi contemplada com a destinação de 271 celulares, que foram entregues no dia 7/12.

As mercadorias foram apreendidas em operações de fiscalização da Receita Federal que combatem a importação irregular de mercadorias e o contrabando de bebidas. O valor estimado de todas as destinações é de mais de 500 mil reais.

O delegado da Receita Federal do Brasil em Varginha, auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa afirma: "A Receita Federal tem o leilão como principal destino para as mercadorias apreendidas, mas aquelas mercadorias que podem contribuir para a melhora do funciomento dos órgâos públicos são destinadas a eles. No caso concreto o ônibus vai contribuir para o conforto no transporte dos universitários, o veículo na realização de ações de utilidade pública no município, os pneus na melhoria da segurança dos veículos e os celulares na melhoria da comunicação e monitoramento de câmeras da polícia. Detalhe importante que as bebidas que seriam destruídas serão transformadas em alcool gel. É a Receita Federal procurando melhorar a vida do cidadão mediante parceria com as Instituições de Ensino, municípios e forças de segurança."

Estarão presentes na entrega o superintendente adjunto da Superintendência da 6ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil, o auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro, o delegado da Receita Federal do Brasil no sul de Minas, o auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa, o agente de Poços de Caldas analista tributário Edgar Mollo Filho, o agente de Alfenas analista tributário Evaldo Macedo e o responsável pelo DMA, analista tributário Edir Simões Junior, além dos representantes dos órgãos públicos; reitor em Exercício da Universidade Federal de Itajubá, Antônio Carlos Ancelloti Júnior; o comandante da 1ª CIA Independente do corpo de bombeiros em Poços de Caldas, Major Rodrigo Paiva de Castro; o pró-reitor de Infraestrutura e Logística da UFLA,  professor João Cândido de Souza; o coordenador da Guarda municipal de Campos Gerais Sr. Raimundo.

 Antônio Carlos Ancelotti Júnior, afirma: "Em 2023, o câmpus da Unifei em Itabira irá completar 15 anos. É um campus moderno, projetado para abrigar novos cursos e trazer desenvolvimento econômico e social pra cidade de Itabira e região. O câmpus fica localizado em uma área afastada da região central de Itabira, o que gera uma demanda considerável de transporte público para atender a mobilidade de alunos, docentes, servidores e terceirizados da Unifei. O ônibus cedido pela Receita Federal do Brasil, resultado de apreensão, vai ajudar muito a Unifei a complementar essa demanda de transporte público com rotas especificas entre o câmpus e a região central de Itabira. Além disso, irá atender gratuitamente alunos em vulnerabilidade econômica e social, que dependem muito desse tipo de mobilidade para acessar a universidade, o que certamente irá contribuir para a permanência (redução de evasão) dos nossos alunos. Assim, agradecemos a Receita Federal do Brasil, através do Delegado Eduardo Antônio Costa, pela parceria entre nossas instituições, que há tempos tem sido muito profícua para nossa comunidade.

Raimundo, afirma: "Gostaria de agradecer a Receita Federal por ter disponibilizado o veículo para a guarda municipal de Campos Gerais, veículo que será de Grande valia para os serviços da guarda municipal de Campos Gerais."

 Major Rodrigo Paiva de Castro, afirma: "O material doado visa suprir uma demanda dos quartéis situados nos municípios de Poços de Caldas, Alfenas, Andradas, Piumhi, Guaxupé, Passos e São Sebastião do Paraíso. Dessa forma, será realizada uma revitalização geral do sistema de iluminação das frações Bombeiro Militar citadas acima. Fornecendo, dessa maneira, mais segurança e condições adequadas para o serviço dos militares empenhados nessas localidades. Além disso, em determinados quartéis, as lâmpadas existentes serão remanejadas para outros pontos, visando manter uma padronização das instalações no ambiente externo e interno. Finalmente, agradecemos o apoio dos órgãos parceiros à nossa unidade, sendo este fundamental para a continuidade de prestação de um serviço de excelência à sociedade mineira."  

Destinação Sustentável - Produção de álcool gel

A transformação de bebidas em álcool gel foi uma iniciativa que surgiu no início da pandemia de Covid-19 no Brasil, motivada pela escassez do produto no mercado nacional. A Receita Federal realizou diversas destinações de bebidas alcoólicas e perfumes para instituições de ensino, que realizaram o processo de transformação, obtendo como produto final o álcool gel.

O álcool gel resultante da transformação é distribuído gratuitamente para órgãos públicos, entidades beneficentes e hospitais e também para a população.

O objetivo das destinações de bebidas alcóolicas e Carbopol para o IFSuldeMinas e para a UFLA é dar continuidade a este projeto.

Texto: Receita Federal, com adaptações pela Comunicação UFLA.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção