REPRESENTAÇÃO

Professor da UFLA é eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 17 Janeiro 2023 16:52 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:33
Gentileza solicitar descrição da imagem

O professor da Escola de Agricultura de Lavras da Universidade Federal de Lavras (Esal/UFLA) Sérgio Henrique Godinho Silva foi eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC), na área de Ciências Agrárias, para a região “Minas Gerais e Centro-Oeste”. O docente, do Departamento de Ciência do Solo (DCS), permanecerá vinculado à entidade nessa categoria de 2023 a 2027.

A ABC possui cinco categorias de membros: Titulares, Correspondentes, Afiliados, Colaboradores e Institucionais Associados. São considerados membros afiliados jovens pesquisadores com até 40 anos de idade, com carreira promissora, radicados em seis regiões definidas pela ABC (Norte, Nordeste e ES, RJ, MG e Centro-Oeste, SP e Sul). Esses pesquisadores são indicados e eleitos por membros titulares com atuação nas regiões mencionadas.

Membros afiliados têm o papel de promover a integração de jovens pesquisadores de diferentes regiões do País; representar jovens pesquisadores em diferentes eventos científicos nacionais e internacionais, levantamento e organização de informações sobre jovens pesquisadores, entre outros. Alguns membros afiliados também podem integrar o Conselho Consultivo da ABC.

O professor Sérgio considera sua indicação e seleção uma grande oportunidade para contribuir com o desenvolvimento da ciência no País. “Sinto-me honrado por poder representar o nome do Departamento de Ciência do Solo (DCS), do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo e da UFLA em ações e eventos que poderão contribuir para o avanço científico”.

Para o docente, mais do que uma conquista individual, a seleção é resultado de um trabalho em grupo. “É ainda mais gratificante por conseguirmos integrar alunos de diferentes níveis - graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado - e colegas professores, técnicos e pesquisadores do DCS, de outros Departamentos da UFLA e de outras instituições nacionais e internacionais, em novas experiências e aprendizados”, afirma.

Como os demais membros da ABC, o docente tomou posse no cargo automaticamente no dia 1°/1. Durante o ano, a entidade promoverá cerimônias de investidura, associadas a eventos científicos, para diplomar os empossados.

A ABC é uma entidade que tem o objetivo de contribuir para o estudo de temas relevantes, para fornecer subsídios científicos à formulação de políticas públicas. O foco da instituição é o desenvolvimento científico, educacional e do bem estar social do País.

Saiba mais sobre a ABC