Ir direto para menu de acessibilidade.
EM DEFESA DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA

Reitores das universidades federais se encontram com presidente Lula

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Sexta, 20 Janeiro 2023 10:32 | Última Atualização: Terça, 24 Janeiro 2023 13:59
Gentileza solicitar descrição da imagem
Lula afirmou que a educação terá papel central em seu governo / Foto: Ricardo Stuckert
Reitor em exercício da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, participou da reunião que marcou a retomada de encontros anuais entre a Presidência da República, ministros e dirigentes das instituições de ensino superior

Na manhã de quinta-feira (19/1), o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva recebeu reitores de universidades e institutos federais de ensino (Ifes). Durante o evento, dirigentes das instituições de ensino se manifestaram em defesa da autonomia universitária em suas diferentes esferas: administrativa, de gestão financeira e patrimonial, de pessoas e acadêmica.

O presidente Lula afirmou que a educação terá papel central em seu projeto de governo e de nação. “Não existe, na história da humanidade, nenhum país que conseguiu se desenvolver sem que antes tivesse resolvido o problema da formação do seu povo”, pontuou. Lula se comprometeu também com o respeito à autonomia universitária e com a nomeação do docente escolhido pela comunidade universitária para reitor, além de uma agenda de encontros com os dirigentes das instituições de educação. “Nós vamos fazer reunião anual. Todo ano a gente vai ter uma reunião para vocês se queixarem, para vocês cobrarem, para vocês dizerem que está faltando alguma coisa, para o ministro explicar, para eu explicar. E a gente pode continuar divergindo, mas de forma civilizada, porque a democracia é isso. A democracia é a gente conviver na diversidade, da forma mais democrática possível”, disse o presidente.

Em sua fala durante o evento, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, resgatou as dificuldades enfrentadas pelas universidades nos últimos anos e reforçou a importância da retomada dos encontros entre governo e Ifes. “Queremos nos colocar a serviço dos projetos estratégicos do Brasil, nas áreas de meio ambiente, energia limpa, reindustrialização e educação, para acabar com essa dualidade entre a educação superior e os demais níveis de ensino, porque as universidades entendem que a educação básica e os outros níveis de educação também são assuntos nossos”, ressaltou.

Para o reitor em exercício da UFLA, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, a reunião foi produtiva e importante para as universidades e para a educação superior do país, uma vez que reafirmou o compromisso do atual governo com as com as universidades federais, com os institutos federais e com a educação no Brasil. “Já havia quatro anos que não fazíamos essa reunião. Foi um momento muito importante, em que o presidente e ministros se comprometeram com o investimento e valorização da educação pública de qualidade, como forma de diminuir a desigualdade no Brasil. Isso mostra para a sociedade a importância e o papel das universidades e da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do país. Como o próprio presidente disse: educação tem que ser considerado como investimento e não como gasto. Nenhum país se desenvolve sem investir em educação de qualidade”, reforçou Valter.

Patrimônio da inteligência


Reitor da UFLA em exercício,
Valter Carvalho de Andrade
Júnior se encontrou com o
novo ministro da Educação,
Camilo Santana

 

O encontro também teve o objetivo de apresentar aos reitores o novo ministro da Educação, Camilo Santana, e a nova ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, além da nova presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mercedes Bustamante e do novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão. Estes órgãos mantêm relação direta com o dia a dia das instituições.

Camilo Santana, da Educação, falou sobre a importância do ensino, em seus diferentes níveis, entre os quais o superior, que voltará, segundo ele, a ter a devida valorização no terceiro governo Lula e na gestão do MEC. O ministro também disse que o governo deve anunciar até o final deste mês um reajuste nas bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Luciana Santos lembrou que as universidades são um patrimônio da inteligência brasileira e defendeu que, apenas por meio da ciência, é possível resolver os problemas do país, em diferentes esferas. Para isso, segundo ela, será preciso resgatar valores civilizatórios, ignorados e até combatidos nos últimos anos.

A ministra advogou ainda a necessidade de um ambiente democrático para o desenvolvimento da ciência e afirmou que, à frente da pasta, terá atuação incansável para assegurar os recursos necessários para a ciência e a tecnologia brasileiras.


Valter Carvalho de Andrade
Júnior e o novo presidente
do CNPq, Ricardo Galvão

Discursaram ainda a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora Sandra Regina Goulart Almeida, a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), professora Joana Angélica Guimarães da Luz, e o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Emmanuel Zagury Tourinho. Também participaram da reunião os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Secretaria-geral da Presidência, Márcio Macêdo.

UFLA estreita relações institucionais


A nova presidente da Capes,
Mercedes Bustamante, e o
reitor em exercício da UFLA,
Valter Carvalho de
Andrade Júnior

No evento em Brasília, além de conversar com o novo ministro da Educação, Camilo Santana, o reitor em exercício da UFLA Valter Carvalho de Andrade Júnior encontrou-se com a nova presidente da Capes, Mercedes Bustamante e com o novo presidente do CNPq, Ricardo Galvão. Valter falou da UFLA, da importância da instituição para a formação de estudantes em nível de graduação e pós-graduação, para o desenvolvimento de pesquisas de qualidade, dando grande contribuição para o desenvolvimento do país, e convidou os gestores a visitarem os câmpus da UFLA e a manterem um diálogo contínuo entre as instituições.  

 

Com informações da Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.