REPRESENTAÇÃO

Pró-reitor de Planejamento e Gestão da UFLA é eleito representante da região Sudeste no Forplad

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Segunda, 30 Janeiro 2023 14:42 | Última Atualização: Quarta, 01 Fevereiro 2023 15:55
Gentileza solicitar descrição da imagem
O pró-reitor de Planejamento e Gestão da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Márcio Ladeira, na reunião ordinária do Forplad realizada na UFLA

O pró-reitor de Planejamento e Gestão da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Márcio Ladeira, foi eleito por pró-reitores das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do Sudeste como representante da região na Coordenação Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad).

A Coordenação Nacional do Forplad é composta por cinco membros, um de cada região do Brasil. A eleição da regional Sudeste foi realizada para substituir o pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Eduardo Raupp, impossibilitado de permanecer na coordenação com a nomeação da reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, para a Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (Seus/MEC). A representação regional tem duração de dois anos.

O principal desafio do Forplad é discutir com o MEC e a Andifes formas de elevar o orçamento das Ifes, que foi duramente afetado pelos sucessivos cortes dos últimos anos. “Vamos trabalhar firme para recompor o orçamento das universidades e conseguir uma matriz adequada para cada uma de nossas unidades acadêmicas e pró-reitorias”, afirma Márcio.

A Coordenação Nacional do Forplad se reunirá no dia 13/2 para discutir a recomposição do orçamento das Ifes. Além dos coordenadores regionais, irão participar da reunião membros das comissões temáticas do Forplad e seus respectivos suplentes.

O Forplad é um fórum permanente de pró-reitores que tem como principais objetivos estudar e propor soluções para os problemas relacionados às áreas de planejamento e administração das Ifes; promover intercâmbio de temas de interesses do fórum; assessorar os dirigentes das Ifes e encaminhar propostas aprovadas pelo plenário à Andifes.

Em outubro de 2022, a UFLA sediou reunião ordinária do Forplad Sudeste que teve como tema principal a situação orçamentária das universidades.