labmol

Laboratório de Diagnóstico Molecular (LabMol) passará a realizar testes de identificação de outros vírus e ganhará nova localização

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Segunda, 06 Fevereiro 2023 07:13 | Última Atualização: Segunda, 13 Fevereiro 2023 15:05
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Laboratório de Diagnóstico Molecular da Universidade Federal de Lavras (LabMol/UFLA), com nível de biossegurança dois (NB2), deixou de ser um laboratório de diagnóstico apenas de Covid-19 e passou a ser um Centro Colaborador com o Governo de Minas Gerais. Além de análises para diagnóstico da Covid-19, o LabMol passará a realizar testes para identificar outros vírus que podem causar doenças respiratórias, como o Influenza, e diagnosticar os vírus da dengue, zika e chikungunya.

Além disso, o LabMol irá adquirir novos equipamentos e ampliará seu escopo e sua capacidade técnica. O laboratório realizará outros tipos de análises, como análise de água para todo o sul de Minas. Serão atendidos 154 municípios com intuito de verificar a qualidade da água e se estão apropriadas para o consumo humano. As análises eram realizadas em Belo Horizonte (MG).

Nova localização

O LabMol também ganhará nova localização, no prédio do Departamento de Medicina da UFLA. A expectativa é que essas mudanças ocorram ainda no primeiro semestre de 2023.

Covid-19

Atualmente, o LabMol realiza análises de 50 municípios do sul de Minas para diagnóstico da Covid-19. Por meio de parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), as amostras positivas para Covid-19 são enviadas a Belo Horizonte (MG) onde passam por sequenciamento genômico e identificação de novas variantes presentes na região.

Em caso de sintomas gripais, a comunidade universitária deve procurar atendimento por meio do Ambulatório da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), pelos telefones (35) 99974-6779, das 7h às 11h e das 13h às 17h, ou 2142-2197, em horário estendido, das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira.

Assunto(s): Covid-19 , Análise , Diagnótico , Vírus