BIC-Júnior

Programa BIC Júnior retorna às atividades e contempla estudantes do Ensino Médio da rede pública de Lavras

Escrito por Mayara Mesquita | Publicado: Sexta, 03 Fevereiro 2023 17:30 | Última Atualização: Sexta, 14 Julho 2023 17:11
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na quarta-feira (1°/2), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) promoveu a integração dos bolsistas do programa BIC Júnior. Foram concedidas 143 bolsas de Iniciação Científica a estudantes do Ensino Médio da rede pública de Lavras. O projeto estava suspenso desde 2019, devido à falta de recursos, e retorna este ano com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O evento ocorreu no Anfiteatro de Sementes.

A Bolsa de Iniciação Científica Júnior (BIC Júnior) é um projeto criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e teve início na UFLA em 2002. Seu objetivo é incentivar estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais a participarem de projetos de iniciação científica e tecnológica nas universidades, por meio da concessão de bolsas. Além disso, o BIC Júnior é um estímulo à continuidade dos estudos em nível superior e ao interesse pela ciência, contribuindo para a formação escolar do aluno e promovendo o contato com o ambiente e as atividades acadêmicas.

O projeto envolverá mais de 130 professores de diversos cursos da Universidade, que serão orientadores dos bolsistas. Esta é uma grande oportunidade para que os participantes do BIC Júnior conheçam melhor as atividades e possibilidades profissionais de suas áreas de interesse, construam uma rede de contatos e vivenciem na prática o desenvolvimento de pesquisas científicas, absorvendo o máximo de conhecimento e experiência.

“Eles vão, agora, conviver no ambiente universitário, desenvolver um senso crítico, a escrita científica, aprender a fazer um planejamento, ter interação social. Então, é um programa extremamente importante e nós estamos muito felizes por ele ter retornado”, comenta a coordenadora do BIC Júnior na UFLA, professora Luciana Lopes Silva Pereira.

Parte dos estudantes que ingressam no BIC Júnior participou da apresentação sobre o programa e tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o projeto, esclarecer dúvidas e ouvir relatos de egressos. Após a reunião, os alunos fizeram uma visita técnica pela UFLA, a fim de conhecer suas dependências.

Além da coordenadora do Programa na UFLA e egressos do projeto, estiveram presentes na integração o pró-Reitor de Pesquisa, professor Luciano José Pereira, o coordenador dos Programas Institucionais de Iniciação Científica na UFLA, professor Márcio Gilberto Zangerônimo, e a equipe de gestão do BIC Júnior na Pró-reitoria de Pesquisa.

Texto: Mayara Mesquita (bolsista Fapemig). Revisão: Gláucia Mendes.