NOVA ESTRUTURA

Laboratório de Genética Molecular é reformado para obter Certificado de Qualidade em Biossegurança

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 28 Fevereiro 2023 10:52 | Última Atualização: Terça, 28 Fevereiro 2023 14:56
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Laboratório de Genética Molecular da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi reinaugurado em fevereiro, após uma reforma realizada com o objetivo de obter o Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB), considerado um requisito para avaliar a função de genes por meio de plantas geneticamente modificadas. A solenidade, realizada no dia 10/2, contou com uma homenagem ao professor aposentado João Bosco dos Santos, responsável pela fundação do laboratório.

A reforma foi realizada em um ano e teve um investimento aproximado de 180 mil reais, custeado pela UFLA. O laboratório foi completamente reestruturado: houve alterações em sua planta baixa (construção de novas paredes, fechamento de portas e abertura de outras) e troca de toda a parte elétrica. A infraestrutura anterior tinha cerca de 40 anos e não atendia às exigências estruturais e de segurança necessárias à obtenção do CQB.

“Além das melhorias em termos de conforto e utilização da infraestrutura, a reforma melhorou o controle do acesso das pessoas ao laboratório, permitindo-nos trabalhar, em um futuro próximo, com plantas geneticamente modificadas”, afirma o professor do Departamento de Biologia, Evandro Novaes. O docente explica que o laboratório era composto por três salas (extração, PCR e eletroforese) que não estavam conectadas internamente, o que obrigava os usuários a entrar e sair para ter acesso aos diferentes espaços. Com a reforma, essas três salas foram conectadas internamente.

O professor aposentado João Bosco dos Santos (à esquerda), com o vice-reitor, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, na homenagem realizada na solenidade de reinauguração do laboratório

Na solenidade de inauguração, o professor aposentado João Bosco dos Santos foi homenageado com uma placa permanente, que registra sua importância como idealizador do laboratório, fundado em 1993, quando o docente retornou de seu PhD nos EUA e trouxe o primeiro termociclador (equipamento para replicar DNA in vitro) para a UFLA.

A cerimônia também contou com a presença do vice-reitor, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, do Pró-Reitor de Planejamento e Gestão, professor Márcio Machado Ladeira, do sub-chefe do Departamento de Biologia, professor João Paulo Rodrigues Alves Delfino Barbosa, além dos seguintes docentes aposentados do Setor de Genética e Melhoramento de Plantas: Magno Antonio Patto Ramalho, César Brasil e Lisete Chamma Davide. Participaram, ainda, da cerimônia os atuais docentes do setor de Genética e estudantes usuários do laboratório.

O laboratório

O Laboratório de Genética Molecular está localizado no prédio central do Departamento de Biologia (DBI) e conta com os principais equipamentos e reagentes para extrair ácidos nuclêicos (DNA e RNA) e para realização de diversas análises genéticas, como genotipagem de marcadores moleculares, fundamental para analisar a diversidade e a distância genética existente entre indivíduos e/ou populações de qualquer espécie (de microorganismo, planta ou animal), bem como análises da expressão de genes, importante para avaliar quando e em que quantidade os genes são mais ativados/ligados (ou desativados/desligados).

Com a obtenção do certificado, o laboratório também estará habilitado para o trabalho com plantas geneticamente modificadas. Será possível, portanto, realizar experimentos com modificações genéticas (aumento ou diminuição da expressão de um gene, por exemplo), para verificar os efeitos dessas mudanças na morfologia e fisiologia das plantas.

Atualmente, o laboratório é compartilhado pelo professor Evandro e mais dois docentes: Welison Andrade Pereira e Lucimara Cruz de Souza. Além dos estudantes orientados por esses docentes, o laboratório também é utilizado por estudantes do Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, bem como por outros departamentos e setores da UFLA. Em média, toda semana, o laboratório é utilizado por dez pessoas, entre docentes e discentes.