UFLA recebe homenagens por projetos em parceria com a Receita Federal

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quarta, 08 Março 2023 09:53 | Última Atualização: Quinta, 09 Março 2023 13:32
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi uma das instituições agraciadas nas solenidades de homenagem realizadas pela Delegacia da Receita Federal em Varginha, no dia 2/3. As cerimônias foram um reconhecimento às instituições e prefeituras parceiras da Receita Federal no programa Além do Horizonte e no projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).

O programa Além do Horizonte é uma iniciativa que envolve Receita Federal, instituições de ensino e órgãos reguladores como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Cinema (Ancine), com o objetivo de descaracterizar receptores ilegais de sinal de TV (TV Box) apreendidos pela Receita Federal e transformá-los em soluções sustentáveis e úteis para a sociedade. Por intermédio do programa, a UFLA e outras instituições de ensino transformaram TVs Box em minicomputadores doados a escolas municipais

No âmbito do programa, a UFLA também propôs e executou com outros parceiros o projeto Triagem SUS, que converte a TV Box em um dispositivo para substituir a triagem realizada nas recepções de hospitais públicos, por meio da leitura de um cartão com os dados do paciente e o preenchimento automático de sua ficha de atendimento. O projeto, coordenado pelo analista de Tecnologia da Informação da UFLA Anderson Bernardo dos Santos, foi uma das iniciativas homenageadas pela Receita Federal.

A UFLA também obteve reconhecimento pela coordenação do programa Além do Horizonte, atualmente a cargo do professor de Engenharia Sandro Silva. O docente foi responsável pela idealização e coordenação do programa em grande escala, com a ampliação da rede parceiros, inicialmente circunscrita ao estado de Minas Gerais, para todo o território nacional.

Outra homenagem recebida pela UFLA foi pela participação no projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), uma iniciativa da Receita Federal em parceria com Instituições de Ensino Superior, que tem o objetivo de oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo. O NAF-UFLA está em fase de estruturação e oferecerá serviços como regularização do CPF, declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, abertura e declaração de Imposto de Renda de Microempreendedor Individual (MEI).

Presente nas solenidades, o vice-reitor da UFLA, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, destaca que o reconhecimento institucional envolve iniciativas muito relevantes tanto para a universidade quanto para a sociedade. “Os projetos homenageados contribuem com as ações de ensino, pesquisa e extensão e, ao mesmo tempo, promovem a integração entre universidade e sociedade, beneficiando os cidadãos com os conhecimentos gerados na UFLA”.