Ir direto para menu de acessibilidade.
dia internacional da mulher

Palestra sobre os impactos da ansiedade reúne servidoras da UFLA no Dia Internacional da Mulher

Escrito por Mayara Mesquita | Publicado: Sexta, 10 Março 2023 17:31 | Última Atualização: Terça, 14 Março 2023 11:53
Gentileza solicitar descrição da imagem

No dia 8/3 foi realizada a palestra “Os Impactos da Ansiedade no Universo Feminino: reflexos para a mulher contemporânea”. O evento foi realizado no anfiteatro do Departamento de Agricultura, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, e reuniu servidoras de diversos setores da Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

O objetivo foi valorizar e prestigiar as mulheres pelo seu dia, reconhecendo as lutas diárias e os desafios enfrentados por elas, além de abordar um tema muito atual e relevante: a ansiedade. “O objetivo é que as participantes se sintam mulher, sintam os desafios de ser mulher neste século e reflitam sobre o que pode ser melhorado em sua qualidade de vida, tanto no trabalho quanto na vida pessoal”, comenta Karla Késia Alves Machado Junqueira, coordenadora do evento.

A palestra foi ministrada pela psicóloga e estudante egressa da Universidade Clarice Moreira Braga, que é especialista em saúde mental. Além do transtorno de ansiedade generalizada (TAG), tema principal do evento, a palestrante convidada abordou outras doenças mentais que têm sido muito debatidas nos últimos anos, como transtorno obsessivo compulsivo (TOC), síndrome do pânico, transtorno de estresse pós-traumático, entre outros.

De acordo com os dados apresentados pela especialista, o Brasil é o País com a maior taxa de casos de ansiedade no mundo e o quinto maior em casos de depressão. Segundo Clarice, a chance de mulheres desenvolverem algum transtorno de ansiedade é ainda maior quando comparada aos homens, fato que motivou a escolha do tema para a palestra. “A mulher tem muitos papéis. Além da vida profissional, a mulher muitas vezes é mãe, dona de casa, esposa. A maioria das mulheres enfrenta jornadas duplas e até mesmo triplas, o que é um fator de risco para o desenvolvimento do transtorno de ansiedade”, diz Clarice.

Durante sua fala, a psicóloga explicou possíveis causas da ansiedade, sintomas físicos e psicológicos, formas de tratamento e cuidados em geral sobre saúde mental. Ao final da palestra, foi realizado um exercício em grupo proposto por Clarice às participantes, com o objetivo de “esvaziar a mente”.

Para a realização do evento foi instituída uma comissão organizadora, promovida pelo Sind-UFLA em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe/UFLA), além da colaboração de servidores de outros setores da Universidade. 

Os desafios de ser mulher

O Dia Internacional da Mulher é marcado por lutas. A data tem origem em movimentos trabalhistas do início do século XX, nos quais as mulheres reivindicavam melhores condições de trabalho. 

Atualmente, na UFLA, a maioria dos cargos de professores e técnicos administrativos é ocupado por homens. Todavia, as mulheres representam a maioria da comunidade universitária em geral. A representante da Progepe no evento, Jaciluz Dias Fonseca, relembrou que a primeira servidora mulher da Instituição foi Vanilda Costa, contratada em 1968, que desempenhou a função de contadora. Ela se aposentou em 1991.

Jaciluz ainda fez o convite às participantes de pensarem nas mulheres que conhecem e que são uma fonte de inspiração hoje e para as futuras gerações, de forma a empoderar cada uma delas. “A mudança social está acontecendo. Nós, como universidade, estamos contribuindo para a formação de homens e mulheres na luta contra o machismo e o patriarcado, e que esses possam educar também seus filhos para criarmos uma sociedade melhor”, comenta a servidora.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção