Reunião realizada com a comunidade acadêmica abordou situação atual da Fundecc

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 13 Março 2023 09:56 | Última Atualização: Segunda, 13 Março 2023 09:56
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Direção Executiva da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) reuniram-se, no Salão de Convenções, com professores e técnicos administrativos da Instituição para apresentação da situação atual da Fundação e das ações que têm sido empreendidas para a reestruturação dos trabalhos, com o objetivo principal de aproximar a UFLA da Fundação de apoio.

A Fundecc vem passando por mudanças profundas desde julho de 2022, quando assumiu a nova diretoria. As alterações têm como propósito melhorar os processos, por meio de práticas que geram integridade e confiabilidade, permitindo fortalecer o grau de atuação para atendimento à UFLA e à comunidade envolvida. A partir de então, várias providências estão sendo realizadas, as quais impactam nos trâmites da Fundecc, e esse processo - juntamente com o impacto do cenário que se segue à intensificação de atividades de pesquisa após a fase mais crítica da pandemia de Covid-19 - tem afetado a presteza do atendimento aos coordenadores de instrumentos jurídicos gerenciados com interveniência da Fundação.

O reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, abriu o encontro e esclareceu que as mudanças em curso são fundamentais para a segurança de todos. “No momento, há percalços, mas é um trabalho importante para que a Fundecc possa funcionar adequadamente e dar o apoio necessário ao ensino, pesquisa e extensão. Quando há fragilidades no sistema, todos ficamos vulneráveis, inclusive os coordenadores dos projetos”, disse.

Na sequência, tiveram a palavra a diretora executiva da Fundecc, professora Daniela Meirelles Andrade, e a diretora administrativa, Cristiane Ferreira de Rezende. Elas apresentaram a situação financeira deficitária em que a Fundação se encontrava, e as providências já tomadas para reverter o quadro, que já levam aos primeiros resultados positivos. Mencionaram também os esforços para resolução de questões pendentes com o Ministério Público, multas e notificações por inexecução de contratos de tecnologias, entre outras. Relataram o cenário atual, em que há uma demanda grande por compras, provavelmente reprimida devido ao período da pandemia da Covid-19, e grandes desafios para as operacionalizações relativas ao Processo de Avaliação Seriada (PAS), também acumuladas devido à pandemia.

A resolução de questões administrativas e jurídicas; a renovação do quadro de colaboradores; o aumento da demanda de trabalho; a baixa arrecadação com os projetos frente aos custos operacionais do gerenciamento; a necessidade de capacitação e de investimento na gestão do conhecimento (até então inexistente); a renegociação de contratos; a busca de conformidade com a legislação vigente; as tratativas com o Ministério Público; a implantação de comissões de controle interno, de compliance (atendimento ao conjunto de normas vigentes) e de atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), bem como elaboração de portarias para definir procedimentos operacionais são alguns dos desafios que têm direcionado as ações nos últimos meses, segundo Daniela e Cristiane.

Apesar dos muitos fatores que estão interferindo no fluxo de atividades, a perspectiva é de que todo esse trabalho seja concluído e se reverta em benefícios para a Fundecc e toda a comunidade acadêmica da UFLA. Entre as medidas que devem entrar em vigor em breve estão a criação de um fluxo de compras, pelo qual serão informados os prazos para que os professores possam se planejar para a aquisição de compras de projetos em encerramento, a realização de pregões de diversos itens (para facilitar as aquisições), a contratação de um coordenador de relacionamento que possa facilitar os contatos dos coordenadores de projetos com a Fundecc, e a eliminação da necessidade de apresentação de relatórios mensais do trabalho dos bolsistas (passando a ser semestrais e mais robustos).

Na reunião, foram divulgados os canais criados pela Fundecc para agendamento de atendimentos (http://www.fundecc.org.br/agendamento/) e para envio de denúncias/reclamações (http://www.fundecc.org.br/denuncias/). A diretoria da Fundecc reforçou também o pedido para que todos preencham a pesquisa de satisfação, o que dará subsídio para outras melhorias. Ao final, a direção da Fundecc e a Reitoria responderam aos questionamentos dos participantes, acolhendo as sugestões e esclarecendo as informações.