Sustentabilidade

Semana da Água: UFLA conscientiza comunidade sobre a importância da boa gestão dos recursos hídricos

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Sexta, 24 Março 2023 16:51 | Última Atualização: Sexta, 24 Março 2023 17:15
Gentileza solicitar descrição da imagem

22 de março é celebrado o Dia da Água. Em referência à data,  a comunidade recebeu informações durante a semana sobre como é realizada a gestão desse recurso pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Além de uma série de vídeos publicados nas redes sociais da UFLA sobre o tema, alunos das escolas municipais "Paulo Lourenço Menicucci" e "Paulo Menicucci" participaram de visitas guiadas à Estação de Tratamento de Água (ETA) e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Instituição para aprender sobre a preservação desse bem tão precioso.

Na UFLA, a gestão da água tem sido prioridade: a Instituição capta e trata a água necessária ao andamento de suas atividades, preservando recursos hídricos no câmpus e promovendo economia, assim como realiza o devido tratamento dos efluentes gerados.

De acordo com a diretora de Qualidade e Meio Ambiente, Fátima Resende Luiz Fia, a gestão integrada dos recursos hídricos com as demandas de água existentes na UFLA é também importante para promover, a longo prazo, a sua autossuficiência na produção de água, tanto em quantidade quanto em qualidade. “O gerenciamento da água é um fator determinante para se evitar perdas financeiras e desabastecimentos na Instituição que poderiam trazer transtornos, como ter que paralisar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Com esse trabalho, a UFLA obtém ótimos resultados nos indicadores relacionados a “Água” em rankings internacionais, principalmente no Ranking UI Greenmetric, sendo a segunda Universidade mais sustentável do Brasil e a terceira da América Latina”, reforça Fátima.

Certificada como uma “Blue University” pelo movimento global “Blue Community” em 2016, a UFLA continua investindo em melhorias na gestão da água. O vice-diretor de Qualidade e Meio Ambiente, Dyego Maradona Ataide de Freitas, explica os avanços nesse processo. “Estão sendo adquiridas bombas dosadoras para dosagem de reagentes químicos da ETA e a ampliação da cloração da água oriunda dos poços artesianos, além de hidrômetros para serem instalados nas edificações que ainda não possuem. No caso do tratamento de efluentes, o sistema de aeração foi programado para ser ligado automaticamente diante da necessidade da estação, o que trouxe uma economia significativa de energia elétrica para a Universidade”, ressalta Dyego.

Outra novidade, segundo Dyego, é que a UFLA irá inaugurar, em breve, o Laboratório de Análises de Qualidade de Água e Efluentes, que permitirá a ampliação do número de análises para monitoramento da água consumida no câmpus e do efluente tratado, assim como o máximo controle de qualidade dos processos.

Assista aos vídeos da Semana da Água

Crianças visitam as estações de tratamento de Água e Esgoto da UFLA:

UFLA faz tratamento da água consumida no câmpus - Conheça a ETA

Esgoto gerado pela comunidade universitária é tratado no câmpus - Conheça a ETE

UFLA avança no tratamento de água e efluentes