Gestão de Riscos

UFLA disponibiliza painéis de monitoramento de indicadores de risco

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Segunda, 27 Março 2023 17:36 | Última Atualização: Segunda, 27 Março 2023 17:36
Gentileza solicitar descrição da imagem

A governança e gestão de riscos são constantemente aperfeiçoadas na Universidade Federal de Lavras (UFLA). A Superintendência de Governança acaba de implantar 40 painéis de Monitoramento de Indicadores de Riscos, que promoverão a melhoria da Gestão de Riscos dos objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2025 e dos Planos de Desenvolvimento de Unidade (PDU) das Pró-Reitorias, Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec), Faculdades, Escolas e Institutos. Também foram implantados painéis para o monitoramento da Gestão de Riscos de Processos da Cadeia de Valor da UFLA. Por meio desses painéis, os gestores e a sociedade podem acompanhar 12 indicadores de riscos, entre eles, a porcentagem de medidas preventivas e de mitigação de riscos realizadas e aquelas que estão com ações em atraso.

A governança no setor público compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle. Postos em prática, eles permitem avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade de modo eficiente. A Gestão de Riscos Estratégicos é uma função da governança com a finalidade de levantar os eventos com potencial de impactar o atingimento dos objetivos da organização.

De acordo com o superintendente de Governança da UFLA, Adriano Higino Freire, “a gestão de riscos integra a estrutura de governança institucional e é de responsabilidade da alta administração. Uma de suas funções é assegurar o alcance dos objetivos por meio da identificação antecipada dos possíveis eventos que poderiam ameaçar o atingimento dos objetivos. Essa previsão permite programar uma estratégia que seja capaz de evitar o consumo intenso de recursos para solução de problemas, bem como a melhoria contínua dos processos organizacionais.”

Os riscos podem afetar o andamento da ação, levando-a a uma direção completamente diferente daquela inicialmente planejada. As responsabilidades e deveres dos gestores em relação ao bem público exigem a adoção de práticas e estratégias eficazes de gestão baseadas em metodologias e normas que geram, dentre outros benefícios, a redução ou a eliminação de retrabalhos.

A gestão de riscos tem como objetivo auxiliar a tomada de decisão, com vistas a prover razoável segurança no cumprimento da missão e no alcance dos objetivos institucionais. É uma ferramenta projetada para apoiar o gestor na busca por ganhos de eficiência, de modo a melhorar a qualidade, a tempestividade e a eficácia dos serviços prestados.

Os painéis de monitoramento de riscos estão disponíveis na página da Superintendência de Governança (SGV) (Menu Principal - Gestão de Riscos) e do Comitê Interno de Governança (CIGOV) da UFLA (Menu Principal - Controle - Gestão de Riscos). É possível acessar o painel geral de monitoramento de riscos e os painéis específicos de grupos de objetivos  do PDI, de processos da Cadeia de Valor e de cada PDU das unidades administrativas e acadêmicas.