Ir direto para menu de acessibilidade.
CELEBRAÇÃO

Instituto de Ciências, Tecnologia e Inovação da UFLA completa um ano de atividades em Paraíso

Escrito por Alana Freitas | Publicado: Quarta, 29 Março 2023 10:00 | Última Atualização: Quinta, 30 Março 2023 12:46
Gentileza solicitar descrição da imagem

Marcando o início de um novo ciclo na história do ensino superior de qualidade ofertado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), há um ano, acontecia a aula inaugural do Instituto de Ciências, Tecnologia e Inovação (Ictin-UFLA) em São Sebastião do Paraíso. O início das atividades acadêmicas do câmpus ocorreu com o ingresso da primeira turma de estudantes do curso do Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia (Bict), no dia 11 de março de 2022, que constitui o primeiro ciclo de formação dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia de Software, a serem também ofertados no local. A chegada do Ictin à cidade tem uma importância histórica para a UFLA, por ser o primeiro câmpus da universidade fora da sede, em Lavras.

E de lá pra cá, o câmpus da UFLA em Paraíso, não parou de “dar bons frutos”.  

“É uma expansão que agrega valor à Instituição e constitui também conquista histórica da população de São Sebastião do Paraíso, porque uma universidade no município, ao longo do tempo, traz desenvolvimento e muitas oportunidades para a região”, afirma o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior. 

O reitor lembra ainda que foram muitos os desafios para a concretização da implantação do câmpus, e que ainda existem outros a serem superados. "Tivemos a dedicação de uma equipe muito comprometida e empenhada. Não é fácil iniciar um câmpus com essa distância, a quase 5 horas de Lavras. Mas muitas pessoas abraçaram o projeto. Estamos trabalhando para ter uma unidade acadêmica em Paraíso cada vez melhor. O nosso objetivo é ofertar nele a mesma qualidade que temos no câmpus de Lavras”, destaca o reitor. 

Com uma infraestrutura moderna, o câmpus possui pavilhão de aulas, prédio das Incubadoras, prédio de Laboratórios, prédio de logística, campo de futebol e quadra multiuso. O espaço, que possui 150 mil m2, também abrigará espaços físicos da Biblioteca, Anfiteatro, Prédio das Engenharias e Centro de Convivência, com obras e/ou projetos em andamento.

Agradecido por um ano de contribuição e atuação do Ictin-UFLA, o diretor do câmpus, Fernando Henrique Ferrari Alves, reforça o compromisso com a comunidade universitária, por meio dos investimentos que ainda estão sendo feitos no local e que contribuem diariamente com a qualidade do ensino ofertado. 

“Celebrar um ano do Câmpus UFLA/Paraíso é, principalmente, honrar todos que pensaram, idealizaram, aqueles que estão construindo e que fizeram crescer esse grande sonho, esse grande projeto, que é o nosso câmpus. Foi um ano desafiador: no mundo e no Brasil, travamos uma guerra, com múltiplos inimigos: a doença (Covid-19) trouxe com ela a ignorância, a inoperância, a mentira, o descaso, os interesses pessoais e econômicos. Felizmente, agora já temos uma sinalização, por parte do Ministério da Educação, de que teremos recursos para retomar as obras que temos inacabadas aqui, resolver os problemas da falta de servidores técnico-administrativos do Ensino Superior, equipar os laboratórios que estamos construindo e terminar todas as obras que foram iniciadas e que foram interrompidas por deficiências orçamentárias. Importante ressaltar também que temos um financiamento do Governo do Estado de Minas para a construção do nosso centro de convivência do Câmpus Paraíso”, comemora o diretor. 

 

Produção científica: professores do Ictin se destacam com mais de 20 publicações em um ano 

A produção científica foi um dos grandes destaques desse primeiro ano do Instituto de Ciências, Tecnologia e Inovação da UFLA. Os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores do Ictin chamam a atenção pelo alto fator de impacto em revistas e índices científicos internacionais. O fator de impacto é a classificação que identifica os periódicos mais expressivos da literatura acadêmica mundial. Até agora, os docentes já publicaram 21 textos em periódicos especializados, jornais e revistas, anais de congressos, nas áreas de Ciência da Computação - Inteligência Artificial; Qualidade da Energia Elétrica; Ciências Biológicas - Ecologia Aplicada e Neurociência. 

Um dos artigos em destaque, contou com pesquisadores de diferentes universidades brasileiras (UFLA, UFRGS, UNICAMP, UFRN) e pesquisadores dos Estados Unidos e Canadá, teve a colaboração do professor dos programas de Pós-Graduação de Ecologia Aquática e Pesca, da UFPA, e em Ecologia Aplicada da UFLA, Gustavo Hallwass. 

O professor explica que “o estudo mostrou a importância de se considerar o conhecimento de populações tradicionais, rurais e ribeirinhas no País e em todo o mundo sobre uma variedade de tópicos que estão além do alcance da maioria dos estudos científicos convencionais, permitindo avaliações de mudanças de longo prazo nos recursos, mudanças climáticas, impactos ambientais, dinâmica da pesca e mesmo informações ecológicas variadas sobre as espécies”, enfatiza Hallwass, ressaltando que o estudo demonstra a importância de valorizar e aplicar o conhecimento de populações humanas em programas de manejo e conservação de recursos naturais, bem como em processos de tomada decisão. 

Para o reitor, a participação de pesquisadores do Câmpus em estudos como este eleva o nível científico de toda a comunidade acadêmica, bem como gera reconhecimento científico para toda a sociedade. 

“A produtividade dos nossos docentes é surpreendente. Além do foco e dedicação às aulas, sempre comprometidos com um ensino de alta qualidade, eles têm se dedicado muito à produção científica. É uma produção muito significativa para apenas um ano de trabalho”, ressalta. 

Outros destaques são os projetos de pesquisa e extensão que foram aprovados e financiados para o câmpus da UFLA em Paraíso ao longo de 2022 e início de 2023. Ao todo, quatro projetos de pesquisas foram aprovados e financiados por órgãos do governo, que somam 530 mil reais. 

“Esses resultados funcionam como um impulsionador da geração de inovações e tecnologias, que é um dos principais objetivos do câmpus. Com isso, começamos a consolidar o conceito pensado para essa unidade acadêmica”, finaliza João Chrysostomo. 

Assista ao vídeo sobre 1 ano do Ictin/UFLA:

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.