Ir direto para menu de acessibilidade.
Ranking Internacional

QS Ranking by Subject: UFLA está entre as 150 melhores universidades do mundo em Ciências Agrárias e Florestais

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Sexta, 31 Março 2023 16:31 | Última Atualização: Quinta, 13 Abril 2023 10:21
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) avançou na avaliação do QS World University Rankings by Subject 2023, no campo das Ciências Agrárias e Florestais, que compõe a área de Ciências da Vida e Medicina. A UFLA participa desse ranking,  elaborado pela consultoria britânica QS, referência mundial na avaliação de instituições de ensino superior, desde a edição de 2013. Depois de permanecer nas últimas quatro edições na faixa de 151-200, a Universidade agora retoma a posição na faixa de 101-150, sendo considerada uma das 150 melhores universidades do mundo nessas temáticas. 

Nesta edição, 422 universidades de todo o mundo foram ranqueadas no campo das Ciências Agrárias e Florestais, sendo 52 instituições da América Latina e 20 brasileiras. Dessas 20 instituições ranqueadas, 15 são universidades federais e a UFLA aparece como a 2º melhor universidade federal na temática. Na faixa de classificação 1-150, apenas cinco são brasileiras, entre elas a UFLA. 

O resultado é ainda mais positivo quando avaliado o crescimento da UFLA nos últimos anos, com avanços nos diferentes indicadores de forma constante e consistente. De 2019 a 2023, a Universidade registrou avanços nos indicadores Reputação Acadêmica, Reputação com Empregadores, Citações por artigo e Índice H. 

Para o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, a classificação nos rankings não é o objetivo, mas uma consequência do comprometimento dos servidores da Instituição, que sempre primaram pela excelência acadêmica. “As evoluções recentes que experimentamos nos conceitos dos cursos de pós-graduação na Capes e a qualidade das publicações científicas, que vêm subindo a cada ano, refletem os investimentos institucionais em apoios para traduções e revisões de artigos publicados em inglês, bem como para a publicação em revistas de alto impacto. Temos a certeza de que a atual gestão agregou valor à excelência acadêmica, especialmente pela criação das Escolas, Faculdades e Institutos, que podem acompanhar mais de perto as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esse é um trabalho feito a muitas mãos, que aparece agora como esse excelente desempenho alcançado no ranking QS”. 

Para a coordenadora acadêmica da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), professora Cristiane Alves Pereira, o resultado desta edição reforça a notoriedade da UFLA nessas especialidades. “Este avanço na classificação mundial vem do esforço de diversos atores da UFLA, uma vez que para a alimentação do ranking se considera a área de Life Sciences, que compreende mais de dez departamentos na nossa Universidade", destaca.

O diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Junior, reforça que o resultado é consequência da qualidade do trabalho realizado pela Universidade. “Demonstra que estamos caminhando na direção correta para solidificar ainda mais a UFLA no cenário mundial. Ainda há potencial de crescimento e contamos com toda a nossa comunidade para que tenhamos resultados positivos não só na área de Ciências Agrárias e Florestais,  mas também em todas as demais que o ranking contempla”, completa. 

Sobre o ranking

O QS World University Rankings by Subject 2023 abrange um total de 54 disciplinas, agrupadas em cinco grandes áreas temáticas: Artes e Humanidades, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Gerenciamento, Ciências da Vida e Medicina, além de Engenharia e Tecnologia. O ranking é compilado e publicado anualmente para ajudar os futuros alunos a identificar as principais universidades em um determinado assunto. As citações de pesquisas, juntamente com os resultados das principais pesquisas globais com empregadores e acadêmicos, são usadas para classificar as universidades.  

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.