Conscientização

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo - carta aberta à comunidade acadêmica

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Domingo, 02 Abril 2023 07:25 | Última Atualização: Sábado, 01 Abril 2023 13:46
Gentileza solicitar descrição da imagem

No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo - 2 de abril - a equipe do Programa de Apoio a Discentes com Necessidades Educacionais Específicas (Padnee/UFLA) deixa um recado à comunidade universitária.

Prezada comunidade acadêmica,

O dia 2 de abril foi definido pela ONU, em 2007, como o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

Temos, enquanto Universidade, um papel importante a desempenhar para promover conscientização e inclusão das pessoas com autismo em nossa comunidade acadêmica. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Autismo pode ser considerado um transtorno do neurodesenvolvimento que, em alguns casos,  afeta a comunicação, o comportamento e a interação social. Importante destacar que hoje falamos em três níveis de suporte para a pessoa com Autismo, a saber, 1, 2 e 3.

Evitamos falar em Autismo leve, moderado e grave, porque os termos não explicam como é o funcionamento de cada pessoa autista. Em alguns casos, em situações de desregulação, uma pessoa nível 1 pode ir para o nivel 2 rapidamente. O importante é promover conhecimento e viabilizar o autoconhecimento.

Um dos símbolos do autismo é o "puzzle piece" (peça de quebra-cabeça) colorido, que representa a complexidade e diversidade do autismo. Foi criado em 1963 pela National Autistic Society do Reino Unido para refletir a condição entendida pelos neurotípicos (os não-autistas) sobre o autismo, como algo misterioso, e a ideia de que o autismo é um quebra-cabeça que precisa ser resolvido. No mesmo sentido, a cor azul para indicar o autismo vem de um engano produzido pelas primeiras pesquisas sobre o tema, que sugeriam ser o autismo uma condição praticamente restrita a homens. A peça de quebra-cabeças se tornou amplamente reconhecida como um símbolo de conscientização e solidariedade com as pessoas com autismo em todo o mundo.

O laço (com o desenho das peças de quebra cabeça) é um símbolo comum utilizado em campanhas de conscientização. Ele é fácil de reconhecer e memorizar, e seu uso em eventos, campanhas e materiais promocionais pode ajudar a aumentar a conscientização sobre o autismo e a importância de apoiar pessoas autistas e suas famílias.

O símbolo do infinito é outra imagem que tem sido associada ao autismo. Representa, de modo geral, toda uma gama de condições neurodivergentes, como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno de Oposição Desafiante (TOD), Autismo, dentre outros. É frequentemente usado como uma representação alternativa ao "puzzle piece" e simboliza a ideia de que o autismo é uma condição complexa e diversa que dura toda a vida, pois não é uma doença ou comorbidade, mas sim condição de neurodiversidade. O símbolo do infinito é uma alternativa mais positiva e inclusiva que o "puzzle piece", que pode ser visto por algumas pessoas como perpetuando estereótipos negativos e uma visão equivocada do autismo. Isso porque a pessoa autista não está "desencaixada", ela não está em um quebra-cabeças. Ela é um ser inteiro e pleno.

No entanto, é importante notar que nem todas as pessoas com autismo se identificam com o símbolo do infinito ou qualquer outro símbolo em particular. O mais importante é ouvir e respeitar as perspectivas e opiniões das pessoas com autismo, e trabalhar juntos para criar uma sociedade mais inclusiva e compreensiva.

Gostaríamos de incentivá-los (as) a aprender mais sobre o autismo para colocarmos em prática nosso dever de efetivar o lema "Universidade para todos e todas".

Aproveitemos esta oportunidade para reforçar nosso desafio e compromisso com a inclusão e o respeito às diferenças em nossa Universidade.

Com estima,

Equipe do Programa de Apoio a Discentes com Necessidades Educacionais Específicas

PADNEE

Quer saber mais sobre o PADNEE, acesse o site: https://praec.ufla.br/servicos-em-destaque/padnee