Ir direto para menu de acessibilidade.
Conselho de Usuários

UFLA convida graduandos e egressos para o Conselho de Usuários de Serviços Públicos

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Segunda, 10 Abril 2023 14:34 | Última Atualização: Segunda, 10 Abril 2023 18:25

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é uma das instituições participantes da plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos, iniciativa que pretende garantir a melhoria contínua dos serviços prestados. Trata-se de uma nova forma de participação da sociedade na avaliação dos processos, conectando os gestores com os usuários, por meio de enquetes sobre os serviços públicos. Conforme determinado pela Controladoria-Geral da União (CGU), serão avaliados, periodicamente, todos os serviços que compõem a Carta de Serviços ao Usuário da UFLA

Inicialmente, serão avaliados os serviços relacionados ao ingresso e à emissão de diploma de graduação. Por isso, são convidados, preferencialmente, graduandos e recém-egressos que utilizaram esses serviços. No entanto, qualquer pessoa pode se tornar conselheiro e também avaliar esses serviços. A função do conselheiro é sugerir propostas e soluções de melhoria dos serviços públicos.

Nesta primeira etapa, cinco serviços são avaliados, em enquetes disponíveis até o dia 5/5/2023. 

  1. Participar de Processo Seletivo para curso de graduação - PAS/UFLA
  2. Participar de Processo Seletivo para curso de graduação - Transferência de Curso
  3. Participar de Processo Seletivo para curso de graduação - Obtenção de Novo Título
  4. Matricular-se em curso de graduação
  5. Obter diploma ou 2ª via de diploma de graduação

Para se tornar um conselheiro, é necessário realizar o cadastro na plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. Após o cadastro e login, deve ser selecionada a instituição que será avaliada, ou seja, a UFLA. 

Veja o passo a passo, também disponível em Ouvidorias.gov:

  1. Acesse a Plataforma Virtual do Conselho de Usuários, em https://conselhodeusuarios.cgu.gov.br/inicio;
  2. Entre com o login e a senha, por meio da Plataforma Gov.br, ou crie uma conta, caso ainda não esteja cadastrado(a);
  3. Aceite os Termos de uso;
  4. Escolha a opção Tornar-se conselheiro de um órgão ou entidade pública;
  5. Digite: UFLA;
  6. Clique em Tornar-se Conselheiro;
  7. Responda às enquetes e avalie os serviços.

Qual é o diferencial do Conselho de Usuários para as modalidades de participação já existentes?

A principal diferença é a participação direta. Com o Conselho de Usuários, o cidadão não precisa depender de representantes escolhidos(as)/eleitos(as) para que sua voz seja ouvida. Assim, todas as pessoas da comunidade podem ser integrantes do Conselho, participando ativamente e representando a si próprias, ao manifestarem suas opiniões sobre o serviço público em questão.

Como o Conselho funciona? 

O Conselho de Usuário se organiza a partir da participação direta dos cidadãos que respondem enquetes na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários. Uma pessoa pode ser conselheira de um ou mais serviços. O Governo Federal mapeou mais de quatro mil serviços públicos diferentes, em todos os órgãos da administração pública. Esses serviços estão reunidos em um documento chamado Carta de Serviços e cada órgão público possui a sua. Por meio da Carta, o cidadão fica sabendo como acessar e como obter cada serviço, além de descobrir quais são os compromissos da instituição com o atendimento e entender um pouco mais sobre os padrões estabelecidos.

Acesse a Carta de Serviços da UFLA 

 De quem é a iniciativa? 

O Conselho de Usuários foi pensado pela CGU, que é responsável por criar mecanismos de aperfeiçoamento da gestão pública, como órgão que integra as Ouvidorias do Serviço Público Federal. Assim, em atendimento ao Decreto nº 10.228, de 5 de fevereiro de 2020, que institui os Conselhos de Usuários dos Serviços Públicos no âmbito da administração pública, a CGU lançou, em 2020, a Plataforma Virtual do Conselho de Usuários

 

Para outras informações, entre em contato com os canais de atendimento da Ouvidoria: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e (35) 3829-1085.

 

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção