Ir direto para menu de acessibilidade.
Ranking Internacional

Professores da UFLA se destacam em ranking do Research.com

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Terça, 11 Abril 2023 16:14 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:59
Gentileza solicitar descrição da imagem

Seis professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) estão entre os melhores cientistas do Brasil, em quatro áreas do conhecimento, segundo o portal de pesquisa Research.com. A plataforma concentra dados sobre artigos, periódicos e informações acadêmicas, sendo globalmente reconhecida pela divulgação de rankings científicos, que indicam os principais especialistas e instituições de referência em cada campo. 

Na área de Fitotecnia e Agronomia, a 2ª edição do ranking traz os professores Fátima Maria de Souza Moreira (28º), Luiz Roberto Guimarães Guilherme (31º) e José Oswaldo Siqueira (40º), todos da Escola de Ciências Agrárias - Departamento de Ciência do Solo (Esal/DCS). Também da Esal/DCS, o professor Nilton Curi ocupa a posição 28ª no ranking da área de Ciências Ambientais.  Juntos, eles somam mais de 22 mil citações.

Do Instituto de Ciências Naturais (ICN), são dois professores listados. Na área de Biologia e Bioquímica, a professora Rosane Freitas Schwan, do Departamento de Biologia (DBI), está na 36ª posição, com um D-índex 54 e mais de nove mil citações. Na área de Ecologia e Evolução, o professor Júlio Neil Cassa Louzada, do Departamento de Ecologia e Conservação (DEC) ocupa a posição 75ª, com D-index de 35 e aproximadamente seis mil citações.

A seleção dos melhores cientistas foi baseada em dados combinados de várias fontes, incluindo OpenAlex e CrossRef. Os dados bibliométricos para estimar as métricas de citações foram coletados em dezembro de 2022. A posição no ranking foi baseada no D-index (Discipline H-index), que inclui exclusivamente número de artigos e quantidade de citações para cada disciplina examinada.

Para o pró-reitor de Pesquisa, professor Luciano José Pereira, a presença de pesquisadores da UFLA em rankings é sempre bem-vinda, pois representa o reconhecimento ao trabalho de uma vida de cientistas da Universidade. “Aparecer em um ranking é reflexo de anos de estudo, pesquisas e contribuições à sociedade”, considera.

Na classificação geral, o Brasil ocupa o 25º lugar no ranking de pesquisadores. A presença dos professores da UFLA entre os 100 melhores cientistas do País também eleva a classificação da Instituição no ranking das melhores universidades. O exemplo de destaque é a área de Fitotecnia e Agronomia, em que a UFLA figura na 5ª posição no ranking.

Mais detalhes do ranking estão no portal do Research.com.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção