Testagem Covid 19

UFLA amplia testagem de Covid-19 no retorno às aulas - confira os procedimentos para o exame

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Terça, 11 Abril 2023 17:35 | Última Atualização: Terça, 18 Abril 2023 14:35
Gentileza solicitar descrição da imagem

Considerando o retorno às aulas do 1º semestre letivo na Universidade Federal de Lavras (UFLA), no âmbito das ações de saúde relacionadas à Covid-19, a testagem da comunidade acadêmica será pontualmente ampliada, com a realização dos exames também em assintomáticos.

Nos dias 13, 18 e 20/4, serão disponibilizados para a comunidade acadêmica 15 testes rápidos por período, às 7h30 no período da manhã e às 13h no período da tarde, no Ambulatório da UFLA (localizado no prédio administrativo em frente à Reitoria).

Os casos positivos para Covid-19 serão devidamente notificados às autoridades sanitárias e orientados quanto ao isolamento e medidas de precaução. Para os casos positivos também será realizada uma nova coleta de amostra para realização de RT-PCR no Laboratório de Diagnóstico Molecular da Universidade Federal de Lavras (LabMol/UFLA) e enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed) onde passarão por sequenciamento genômico.

Destaca-se que, em caso de sintomas gripais, o fluxo de testagem permanece o mesmo. As coletas de RT-PCR ocorrem três dias na semana, às segundas, quartas e sextas-feiras. Nesse caso, é necessário realizar agendamento prévio pelo telefone (35) 99272-0213, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Os testes são realizados de acordo com os critérios de testagem do Estado, preconizados no Manual de Diagnóstico da Covid-19 (SES-MG).