Ir direto para menu de acessibilidade.
editora ufla

UFLA sedia, nesta semana, Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias - evento ocorre até quinta-feira (11/5)

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Terça, 09 Mai 2023 11:54 | Última Atualização: Segunda, 29 Mai 2023 15:52
Gentileza solicitar descrição da imagem

A abertura do 5º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica e da 35° Reunião Anual da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu) foi realizada na noite de segunda-feira (8/5). O evento, organizado pela Editora da Universidade Federal de Lavras (Editora UFLA), ocorre até quinta-feira (11/5), tem como tema “Ciência Aberta, Acessos e Acessibilidade”, e conta com a presença de autoridades e participantes de norte a sul do País, além de palestrantes internacionais. Esse é o caso da primeira palestrante do evento, a professora do Departamento de Matemática e Ciências da Computação da Universidade de Barcelona, Mireia Ribera Turró. 

Organizar esse evento em Lavras (MG) é a concretização de um sonho, como relatado pelo diretor-executivo da Editora UFLA, Flávio Monteiro de Oliveira, além da oportunidade de receber todos os participantes para tratar de um assunto tão relevante para a sociedade. “É uma grata satisfação receber as editoras associadas da Abeu. Esta é uma oportunidade de debater assuntos importantes e necessários para que os diretores dirigentes das editoras universitárias e o corpo técnico possam trabalhar mais seguros. Nós temos certeza de que conseguiremos compartilhar mais conhecimento voltado para acessibilidade. Deixo meu agradecimento a todos os editores que estão presentes em Lavras”.

Para o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, receber um evento como este é de suma importância para a Instituição. “A editora é a consolidação das nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para que o conhecimento gerado seja registrado nos periódicos e nos livros, tudo passa por alguma editora. Então, para nós, é um grande prazer, é totalmente relevante para a UFLA receber esse congresso de editoras. Além de agradecer, gostaria de desejar a todos um ótimo evento e que tenham aqui uma estadia muito agradável”, destaca o reitor. 

Participar do encontro de editoras universitárias é a oportunidade de trocar experiências. Por isso, muitas pessoas se dedicaram para estar presentes no evento, e são gratas pela oportunidade, como compartilhado pela presidente da Abeu, professora Rita Virginia Argollo. “ Eu considero muito importante participar de um evento como este, pois é um momento de capacitação, atualização e de aprofundamento. O nível de capacitação, de diálogo, de acesso a conhecimentos e saberes que a gente consegue em uma reunião como essa é uma oportunidade única. Sou extremamente grata pela acolhida”. 

Além de rodas de conversa, palestras e apresentação de trabalhos, a reunião das editoras universitárias também é realizada on-line, nos dias 9 e 10 de maio, com palestra do professor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (Icet/UFLA), André Pimenta Freire.

Leia a Carta de Lavras - Por uma política nacional do livro universitário: conhecimento e ciência para a reconstrução democrática do País

Confira as fotos da noite de abertura do evento. 

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção