Ir direto para menu de acessibilidade.
MOSTRA DE PROFISSÕES

Após três anos, UFLA de Portas Abertas é retomado com participação recorde de 22 mil estudantes do Ensino Médio

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 12 Mai 2023 08:45 | Última Atualização: Sexta, 19 Mai 2023 10:09
Gentileza solicitar descrição da imagem

Conhecer bem de perto várias possibilidades de formação e alimentar o sonho por uma profissão foi o que fizeram mais de 22 mil estudantes do Ensino Médio que compareceram ao VI UFLA de Portas Abertas, realizado no dia 10/5. Adiado por três anos devido à pandemia de Covid-19, o evento bateu recorde de inscrições nessa 6 ª edição e mobilizou 296 escolas de 135 cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo e até Rio de Janeiro.

Para muitos estudantes, esse foi o primeiro contato com o ambiente universitário. “Nunca estive em uma universidade, queria muito conhecer, saber como tudo acontece”, conta a estudante de Itamonte (MG) Letícia Costa de Paula. Ela ainda está no início da jornada para a escolha de uma profissão e aprovou a iniciativa. “ Esse tipo de evento ajuda a abrir a nossa mente. Como ainda não sei o que quero fazer, é importante conhecer um pouquinho de cada curso e ver qual desperta meu interesse.” 

O estudante Lucas Henrique de Souza, da cidade de de Três Corações (MG), já tem uma ideia de qual área cursar, mas também aproveitou para explorar outras possibilidades. “Estou com a expectativa de fazer Engenharia Mecânica ou Engenharia de Software, mas ainda não decidi qual faculdade quero fazer. Com esse evento, posso descobrir mais sobre algumas faculdades e decidir”. 

Houve até quem viajou mais de 6 horas para participar do evento, como a estudante Yasmin Ramos Nogueira, que veio da cidade de Resende, no estado do Rio de Janeiro. Para ela, valeu muito a pena: “é uma oportunidade única. Não imaginava tamanha imensidão, tantos cursos, a estrutura enorme, maravilhosa, todas as apresentações com pessoas muito atenciosas. Dá realmente vontade de ser um estudante da UFLA”.

O VI UFLA de Portas Abertas também recebeu cerca de 50 pessoas com deficiência, como a estudante de Nepomuceno (MG) Aline de Oliveira, que expressou sua emoção em estar na UFLA: “Estou me sentindo muito bem aqui!”. Decidida a fazer Pedagogia, Aline veio conhecer seu curso de perto e sabe de sua importância no ensino superior: “a pessoa com deficiência também pode ter uma profissão, também pode estudar, também pode se formar”.

Os professores do Ensino Médio que acompanharam os estudantes na mostra destacaram a importância do evento. Docente da cidade de Luminárias formado pela UFLA, Vinicius Nogueira Rezende resumiu bem essa visão. “O evento mostra que, experimentar, dar um gostinho do que os estudantes vão encontrar nessa Instituição, que eu particularmente amo e da qual muito sou grato, é e continuará sendo uma excelente escolha. A gente se dedica mais ao que se conhece previamente, ainda no Ensino Médio.”

Entre os estudantes da UFLA que se dedicaram ao planejamento e à concretização da mostra de profissões, havia também quem, um dia, chegou cheio de curiosidade a um UFLA de Portas Abertas, ainda como

As gêmeas Tamara e Taynara visitaram o UFLA de Portas Abertas em 2019, tornaram-se estudantes das UFLA e este ano ajudaram na organização das atividades.

estudante do Ensino Médio. Esse é o caso das gêmeas Taynara de Fátima Pedroso e Tamara Vitória Pedroso. Elas vieram de Coqueiral (MG), em 2019, conheceram o curso de Administração Pública, e decidiram seguir essa trajetória juntas na UFLA. "Sempre sonhei em estudar aqui na UFLA. Para mim, é uma alegria muito grande estar aqui como estudante da Instituição, e ainda poder contribuir com esse evento. Há três anos, quando participei como visitante do evento, não imaginava que estaria aqui hoje, contribuindo na organização", relatou Tamara.

Para o reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, foi gratificante ver a Universidade repleta de estudantes que sonham com o ensino superior.  “Esse é um evento fundamental, principalmente nos dias de hoje, que o interesse do jovem pelo ensino superior tem diminuído. Muitos deles ficam confusos em relação à importância da ciência e da tecnologia, então a mostra é uma oportunidade para o estudante conhecer essa realidade e o que o espera caso opte por um curso superior”.

 

Sobre o evento 

O UFLA de Portas Abertas é uma grande mostra de profissões, realizada com o objetivo de popularizar a formação de ensino superior e despertar o potencial dos estudantes para a ciência, a tecnologia e a inovação. O evento conta com uma intensa programação, composta por atividades variadas, como palestras, demonstrações, apresentações e visitas guiadas. “O evento é um exemplo muito importante de como a extensão trabalha na universidade”, resume a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Christiane Rocha.

A 6ª edição da mostra foi adiada por três anos, devido às medidas de distanciamento adotadas para conter a pandemia de Covid-19. O retorno do evento foi marcado não só pelo recorde de inscrições, como também pelo  envolvimento de toda a comunidade universitária. “O evento conseguiu mobilizar a universidade inteira: todos os 43 cursos, dos câmpus de Lavras e São Sebastião do Paraíso. Só na comissão de organização houve mais de 200 estudantes envolvidos, fora os estudantes de departamentos e núcleos”, afirma a coordenadora-geral do evento, Fernanda Carvalho Lopes de Medeiros.

O pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, destaca que o evento se tornou uma referência na Instituição. “É uma ação importante de extensão, de  grande articulação com a graduação. O evento é um dos pontos altos de encontro entre o que é a base da universidade, que é a graduação, da formação profissional, e dos jovens que estão em processo de formação no Ensino Médio.” 

 

Mostra de profissões em São Sebastião do Paraíso

No câmpus Paraíso, houve atividades para 500 alunos de 5 escolas da região.

Pela primeira vez, o câmpus do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (Ictin-UFLA), em São Sebastião do Paraíso, recebeu o evento UFLA de Portas Abertas. No Ictin, foram recebidos mais de 500 alunos de escolas públicas e particulares de São Sebastião do Paraíso e São José da Barra. 

A programação foi composta por atividades variadas, como palestras, apresentações e visitas guiadas aos laboratórios e outros espaços do câmpus. Um dos principais destaques foi a apresentação da Equipe de Tecnologia, Robótica, Otimização e Inteligência Artificial da Universidade Federal de Lavras (Troia/UFLA), que fez demonstrações de vários robôs durante a mostra. Os estudantes do Ensino Médio também conheceram os cursos de graduação, as respectivas profissões, o funcionamento da Universidade e métodos de ingresso.

 

Equipe da organização geral VI UFLA de Portas Abertas. Ao todo, mais de 3 mil membros da comunidade acadêmcia estiveram envolvidos no evento.

Clique na foto abaixo para ter acesso ao álbum do evento.

 

 

 

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.