Boas práticas

UFLA compartilha experiência em governança, planejamento estratégico e gestão de riscos no XIX FORDHOV

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quinta, 11 Mai 2023 13:56 | Última Atualização: Quinta, 11 Mai 2023 16:04
Gentileza solicitar descrição da imagem

Por meio da Superintendência de Governança, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) compartilhou sua experiência em “Governança, Planejamento Estratégico e Gestão de Riscos” no XIX Fórum de Dirigentes de Hospitais Veterinários Universitários de Instituições Federais de Ensino Superior (FORDHOV). O evento ocorre nesta semana (8 a 11/5), na Universidade Federal da Bahia, Salvador - BA.

Dirigentes dos 42 hospitais veterinários universitários (HVUs) se reúnem para elaborar, discutir e propor temas relacionados ao ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nessas unidades. O objetivo é buscar a constante melhoria da gestão dos serviços oferecidos ao público, como continuidade do atendimento de excelência que as IFES prestam à população brasileira.

Na programação, no dia 9/5, o superintendente de Governança da UFLA, Adriano Higino Freire, proferiu palestra sobre a experiência da Instituição. O sistema de planejamento estratégico UFLA é uma das primeiras experiências institucionais bem-sucedidas registradas no repositório de boas práticas de gestão do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A boa prática se destaca por tratar o planejamento estratégico e a gestão de riscos como instrumentos de governança. Por isso, torna-se importante o compartilhamento dessa experiência com outras instituições federais de ensino superior.

De acordo com Adriano, “os hospitais universitários das IFES são unidades com sistemas de gestão complexos, que necessitam de uma administração estratégica, fundamentada em uma estrutura de governança consistente, com utilização de planejamento estratégico e gestão de riscos, a fim de que possam contribuir com à sociedade com mais efetividade e eficiência na utilização dos recursos públicos.