Ir direto para menu de acessibilidade.
Feira de tecnologias

UFLA celebra a abertura da 26ª edição da Expocafé - Confira a programação

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quarta, 17 Mai 2023 17:52 | Última Atualização: Sexta, 19 Mai 2023 10:00
Gentileza solicitar descrição da imagem

Com o apoio institucional da Universidade Federal de Lavras (UFLA), teve início nesta quarta-feira (17/5) a 26ª edição da maior feira da cafeicultura no Brasil, a Expocafé. Considerada uma das principais difusoras de tecnologias no segmento, a feira reúne, anualmente, cafeicultores, representantes dos diversos segmentos da cadeia produtiva do café e apreciadores da bebida. Realizada em Três Pontas, Sul de Minas, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a programação segue até sexta-feira (19/5). 

equipe expocaféO vice-reitor da UFLA, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, representou a Instituição na cerimônia de abertura, realizada na manhã desta quarta-feira (17/5), com a presença do vice-governador, professor Mateus Simões, lideranças do setor e cafeicultores. Em sua fala, destacou a importância da feira para a cafeicultura de Minas Gerais e do Brasil. Agradeceu toda a equipe da UFLA envolvida em atividades da Expocafé 2023 e, em nome da professora do Departamento de Agricultura (DAG/UFLA) Dalyse Toledo Castanheira, fez uma saudação especial a todas as mulheres que fazem a diferença na cafeicultura brasileira. 

“Em sua 26ª edição, a Expocafé tem uma contribuição muito importante para o desenvolvimento da cafeicultura, e isso se deve em grande parte pela parceria entre as instituições organizadoras e a participação dos produtores rurais”, destacou o vice-reitor. Considerou ainda o papel da UFLA na formação de profissionais qualificados e reforçou a importância dos investimentos no ensino, pesquisa e extensão. “Se o País é hoje um grande produtor de alimentos e um grande produtor de café, isso se deve principalmente às pesquisas e tecnologias, que chegam ao produtor rural e às empresas, para que a gente tenha uma produção maior, com uma qualidade melhor”, enfatizou. 

Na oportunidade, anunciou a recente criação da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo, que ficará responsável pela gestão do Parque Tecnológico - Lavrastec, que está aberto para empresas públicas e privadas, para o desenvolvimento de tecnologias em parceria com a Universidade. “A UFLA está de portas abertas para que juntos possamos desenvolver tecnologias e contribuir para o desenvolvimento da sociedade e da cafeicultura nacional”, destacou. 

Além da exposição de máquinas e insumos, a programação conta com plantões técnicos, dinâmicas de máquinas, Expocafé Mulheres e atividades nos espaços Aroma e Sabores e Produtor Inovador.

Na foto acima, da esquerda para a direita, os professores do Departamento de Agricultura da UFLA (DAG/UFLA) Rubens José Guimarães, Tiago Teruel Rezende e Dalyse Toledo Castanheira; o vice-reitor da UFLA, prof. Valter Carvalho; a presidente da Epamig, profa. Nilda de Fátima Ferreira Soares; e o professor do Departamento de Ciência do Solo (DCS) e diretor da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal), Moacir de Souza Dias Junior.

12º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira

simposioA programação técnica da Expocafé teve início nessa terça-feira (16/5), com a realização do 12º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira. Tradicionalmente, o simpósio antecede a abertura da feira ao público, com uma programação destinada exclusivamente às discussões técnicas sobre a mecanização. “Essa é a espinha dorsal da feira desde sua criação em 1998”, afirma o professor da UFLA, Fábio Moreira, um dos idealizadores e coordenadores do evento. Na programação, o professor proferiu a palestra “Soluções para a Cafeicultura de Montanha”, atualizando o público sobre as inovações tecnológicas do setor. 

 

Expocafé Mulheres

Em sua 3ª edição e com o tema “Fortalecimento de lideranças femininas na cafeicultura”, a Expocafé Mulheres terá ampla programação com apresentações feitas exclusivamente por mulheres ligadas ao café. Representando a UFLA, as professoras do Departamento de Química (DQI) Barbara Sayuri Bellete e Luciana Lopes Silva Pereira participarão, nesta quinta-feira (18/5), da mesa “A beleza que vem do café”, com a respectiva apresentação dos temas: “Aproveitamento de resíduos de café na indústria da beleza e da saúde” e “O café no desenvolvimento de cosméticos naturais”. Na sexta-feira, a professora do Departamento de Ciências dos Alimentos (DCA/UFLA) Luisa Figueiredo fará a apresentação da palestra “Regulamentação e rotulagem de cafés”. 

Para conferir a programação completa da Expocafé 2023, clique neste link 

 

estande ufla

 expocafe foto aerea2

 

 

 

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.