Semana do Meio Ambiente da UFLA será de 1° a 7/6 - Confira a programação

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 30 Mai 2023 10:00 | Última Atualização: Terça, 30 Mai 2023 11:15

De 1° a 7/6, a Diretoria de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente da Universidade Federal de Lavras (DQMA/UFLA) promove a Semana do Meio Ambiente, com uma programação que inclui atividades como exposição, minicurso e palestras.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente no dia 5/6. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data busca incentivar a conscientização e a ação mundial em favor do meio ambiente e se tornou uma plataforma para promover o avanço nas dimensões ambientais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em 2023, o tema do Dia Mundial de Meio Ambiente é “soluções para poluição plástica”

Confira a programação da Semana do Meio Ambiente na UFLA:

CÂMPUS LAVRAS

Quinta-feira - 1°/6

Horário: 9h

Local: Anfiteatro de Engenharia

Palestrante: Yuri Lopes Zinn

Título Palestra: Deslizamentos de terra, trombas d´água e outras catástrofes de verão: o que são, como são e o que (não) fazer

Local: Anfiteatro do DCA

Palestrante: Julio Marcio Dutra da Silva

Título Palestra: “Gestão ambiental em obras e áreas verdes”: Treinamento direcionado as equipes de manutenção predial, paisagismo e  da UFLA.

Local: Anfiteatro da Zootecnia

Palestrante: Gracielly Tomas Barbosa

Título Palestra: “Gestão ambiental na prestação de serviço de limpeza e conservação”: Treinamento direcionado a equipe de limpeza e conservação da UFLA.

------------------------------------------------------------------------------------

Sexta-feira - 2/6

Horário: 9h

Local: Centro de eventos - Anfiteatro Térreo (observação ao lado da editora UFLA)

Palestrante: Isael Aparecido Rosa e Ana Elis Moraes de Almeida

Título Palestra: “Gestão de Resíduos Laboratoriais”: Treinamento direcionado aos auxiliares de laboratório e veterinária terceirizados da UFLA.

Horário: 14h (Duração 4 horas)

Local: LADIBIO 06

Palestrantes: Marcel José Palmieri e Leonardo Mendes da Silva

Título do mini-curso: Modelos Vegetais aplicados à prospecção de risco de poluentes ambientais

Vagas limitadas: disponíveis 20 vagas (Inscriçoes pelo SIG ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Local: anfiteatro do DCC

Palestrante: Mayron Cesar de Oliveira Moreira

Título: SOTER_PA: um software para a organização territorial e o planejamento ambiental

Segunda-feira 5/6

Palestrante:  Aroldo Lopes de Paula Valacio

Título:  “Microplásticos em efluentes”

Terça-feira 6/6

Horário: 10h

Local: Anfiteatro DAG

Palestrante: Wagner Álefe Schiavoni

Título: Frutíferas nativas regionais de Minas Gerais

Local: Anfiteatro DAG

Palestrante: Pedro Maranha Peche

Título: Fruticultura Regenerativa e Conservativa

Quarta-feira 7/6

CÂMPUS SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

Dia 5/6 - Dia do Meio Ambiente UFLA Paraíso

Local: Pavilhão de aulas - Sala do primeiro andar PAV1-010

8h - Abertura

8h30 - Resíduos agroindustriais de frutas: como aproveitá-los?

Prof. Tamara Rezende Marques

9h15 - Microplásticos em ambientes aquáticos: um problema?

Prof. Gustavo Hallwass

10h - Importância da separação do lixo reciclável e o trabalho da cooperativa

Eliana Bernardes Andrade - Vice presidente da Associação de Catadores de São Sebastião do Paraíso

11h - Gincana com os estudantes