Ir direto para menu de acessibilidade.
podcast

Estreia, nesta segunda-feira (29/5), o podcast Ciência em Prosa 60+, voltado para o público acima de 60 anos

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Segunda, 29 Mai 2023 12:25 | Última Atualização: Segunda, 29 Mai 2023 13:49

Ouça o primeiro episódio do “Podcast Ciência em Prosa 60+, disponível nas principais plataformas de áudio, vídeo e na Rádio Universitária 105.7 FM 

Gentileza solicitar descrição da imagem

 

Está no ar o podcast “Ciência em Prosa 60+”, um programa em áudio voltado para prosear com o público acima de 60 anos sobre as questões científicas que estão presentes em seu dia a dia.

O projeto é uma iniciativa das Coordenadorias de Comunicação Social e de Divulgação Científica da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O bate-papo mensal, em formato de prosa, tem o objetivo de aproximar o público que se encontra nessa fase da vida do conhecimento científico produzido na Universidade. O assunto de cada podcast, a ser tratado por um pesquisador da UFLA, será definido pelo próprio público, que apresentará dúvidas que possam ser respondidas com base em informações científicas.

No episódio de estreia, chamado “Ih, esqueci! Devo me preocupar?”, a prosa gira em torno do esquecimento na terceira idade e teve relação com o cotidiano de duas irmãs, Neusa Fernandes e Maria das Graças, moradoras da cidade de Lavras (MG) e participantes da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo (Selt), instituição parceira do projeto. 

Para esclarecer quando é preciso ficar atento a esses lapsos de memória, além de dar dicas que podem ajudar a população que está com 60 anos ou mais a minimizar esses acontecimentos, o programa contou com a contribuição do professor Igor Petrini, médico geriatra e professor da Faculdade de Ciências da Saúde da UFLA (FCS/UFLA). A apresentação é feita pelas jornalistas Greicielle dos Santos e Raphaela Mendonça, das Coordenadorias de Comunicação Social e Divulgação Científica. 

Os episódios estarão disponíveis nas principais plataformas de áudio e também nas redes sociais em que a UFLA está presente, além de serem veiculados pela Rádio Universitária 105.7 FM e em plataformas de vídeo, como Youtube

Para participar do podcast, basta encaminhar para nós as dúvidas que a ciência pode responder, e vamos buscar um professor da UFLA que possa participar da conversa. 

As dúvidas devem ser enviadas pelo whatsapp: (35) 9 9806-4531 

Ouça o episódio completo nos links abaixo: 

Spotify

Deezer

Instagram

Youtube

 

 

 

 

 

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção