Ir direto para menu de acessibilidade.
SEMESTRE LETIVO 2023/1

Informações sobre a colação de grau para os formandos de 2023/1

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 30 Mai 2023 10:06 | Última Atualização: Quinta, 10 Agosto 2023 14:09
Gentileza solicitar descrição da imagem

A cerimônia de Colação de Grau dos formandos de 2023/1 da Universidade Federal de Lavras (UFLA) será nos dias 23 e 24 de agosto de 2023. Confira os procedimentos e a agenda para a Colação de Grau:

 

Os formandos devem estar atentos aos seguintes pontos

1- preenchimento do formulário de candidatura a orador, juramentista, formando para entrega de homenagem e escolha de homenageados (professor e técnico-administrativo) - caso seja de seu interesse

2- preenchimento de formulário de egressos que colaram grau especial durante o período 2023/1 e que queiram participar da colação oficial em agosto/2023.- Preencher este formulário somente quem colou grau especial durante o semestre.

3- datas e horários de retirada de beca e das colações de grau

4- procedimentos de assinatura de ata digital e retirada de certificado digital (SERÃO INFORMADOS POSTERIORMENTE)

 

Cronograma para escolha de orador, juramentista, entrega de homenagem e homenageados (editado em 5/6/2023)

 

Até 7/6 - novo período para formandos se candidatarem a juramentista e orador: um orador por colação de grau e um juramentista por colação de grau

O formando deve preencher o formulário. Caso haja mais de um candidato, o cerimonial enviará, na lista de e-mail dos formandos, os formulários de votação  e os resultados. 

8/6 a 13/6 - votação entre os formandos para juramentista, orador, formando para entrega de homenagem e homenageados - se for o caso de haver votação (os formandos receberão pelo e-mail o link de votação) 

14/6 - divulgação de resultado das votações entre os formandos (Todos os resultados de votação serão enviados para o e-mail institucional da lista dos prováveis formandos).

 

Para se preparar para a solenidade, os formandos devem estar presentes em outras atividades, conforme a programação abaixo:

Cronograma

 

SESSÕES DE COLAÇÃO DE GRAU 2023/1

 

Datas e horários das colações (local: Ginásio 1 da UFLA- próximo ao Câmpus histórico, devido às obras de adaptação do Centro de Eventos)

 

Quarta (23/8/2023)

                   8h às 10h: entrega de becas aos formandos do Icet, FZMV, FCS e EEng (local: Ginásio 1  da UFLA -  devido às obras de adaptação do Centro de Eventos).

  

 

Unidade 

Acadêmica

Cursos de 

Graduação

10h30

ENG (ESCOLA  DE 

ENGENHARIA)

Engenharia  Agrícola

Engenharia  Ambiental e  Sanitária

Engenharia Civil

Engenharia de  Controle e  Automação

Engenharia de  Materiais

Engenharia  Mecânica

Engenharia Química

14h

FZMV

(FACULDADE DE  ZOOTECNIA E 

MEDICINA 

VETERINÁRIA)

Medicina Veterinária

Zootecnia

16h

FCS

(FACULDADE DE  CIÊNCIAS DA 

SAÚDE)

Educação Física

Medicina

Nutrição

18h

ICET 

(INSTITUTO DE  CIÊNCIAS 

EXATAS E 

TECNOLÓGICAS)

Ciência da  Computação

Física

Matemática

Sistemas de  Informação

 

Quinta (24/8/2023)

8h às 10 horas: entrega de becas aos formandos doCN, FCSA, Faelch e Esal (local: Ginásio 1 da UFLA - devido às obras de adaptação do Centro de Eventos).

 

 

 

Unidade 

Acadêmica

Cursos de 

Graduação

10h30

Esal (ESCOLA  DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DE 

LAVRAS

Agronomia

Engenharia de  Alimentos

Engenharia  Florestal

14h

FCSA(Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas)

Administração

Administração Pública

Direito

16h

Faelch

(FACULDADE DE  FILOSOFIA, 

CIÊNCIAS 

HUMANAS, 

EDUCAÇÃO E 

LETRAS)

Filosofia

Letras/Português  e Inglês

Pedagogia

18h

ICN (INSTITUTO  DE CIÊNCIAS 

NATURAIS)

Ciências  Biológicas

Química

 

Informações importantes

Em hipótese alguma será permitida a participação, na colação de grau, de formandos que não tenham concluído os requisitos exigidos. Não existe colação de grau simbólica.

Não haverá ensaio para a colação de grau. O Cerimonial irá disponibilizar um vídeo explicativo sobre a colação aos formandos.

Não é permitido fotógrafo particular para cada formando nas colações. A comissão de formatura contrata uma empresa de fotografia, que entrará em contato com todos os formandos após a colação. A equipe de Comunicação da UFLA faz a cobertura fotográfica geral do evento (sem fotos individuais dos formandos) e disponibiliza no site da UFLA.

O formando deve pegar a beca obrigatoriamente no horário e dia indicados acima. Só cola grau o formando que retirar sua beca e assinar a lista oficial de retirada de becas, no dia informado. Outra pessoa, indicada pelo formando, pode retirar sua beca, desde que o nome do formando esteja na lista. Não é necessário avisar o Cerimonial quem irá pegar a beca no lugar do formando, é só chegar no horário indicado e realizar o pagamento.

O valor do aluguel da beca é 100 reais por formando (o valor pode ser pago em dinheiro ou pix). Cada formando deve deixar, ao retirar a beca, uma caução(cheque ou valor em dinheiro) no valor de 200 reais, que será entregue na devolução da beca, logo após cada colação de grau. Os formandos com vulnerabilidade socioeconômica serão isentos do aluguel; porém, a caução é obrigatória para todos os formandos.

Haverá beca para todos os formandos, não vai haver prova antecipada.

O formando deve chegar ao local da colação pelo menos meia hora antes do início da solenidade, para tirar fotos e se acomodar em seu local, que estará marcado com seu nome.

Outros eventos (missa, culto, aula da saudade, festas): a comissão de formatura organiza todos os demais eventos da formatura. O Cerimonial da UFLA organiza somente a colação de grau. Caso queira informações sobre os demais eventos, entrar em contato com a comissão.

Formandos que colaram grau especial durante o período 2023/1 e queiram participar da colação de agosto devem preencher o formulário até dia 12/6 e seguir as instruções acima, de retirada de beca. Aquele que não preencher o formulário não participará na colação oficial.

Formandos filhos de servidores da UFLA: enviar um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando o nome do formando, curso, nome do pai ou mãe que trabalha na UFLA e setor. (Nesse caso, os pais entregam o certificado ao formando)- Caso não receba confirmação do e-mail, entre em contato por telefone.

Formando estrangeiro: enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando o país de origem. Nesse caso, o hino do país do formando é tocado na colação de grau. Caso não receba confirmação do e-mail, entre em contato por telefone.

Colação por procuração: caso o formando não possa estar presencialmente na cerimônia e não possa aguardar a próxima colação de grau especial, é possivel colar grau por procuração. Favor enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para solicitar informações. Prazo: 4/8/2023. Caso o formando não envie a procuração até esta data, não será possível a colação por Procuração. 

Dúvidas relativas à cerimônia de colação de grau devem ser enviadas ao email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dúvidas relativas a procedimentos de colação de grau, diploma, lista de formandos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção