Ir direto para menu de acessibilidade.
Universidade em evolução

UFLA cria Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo

Escrito por Maria Luiza Pereira | Publicado: Quinta, 01 Junho 2023 17:14 | Última Atualização: Quinta, 01 Junho 2023 17:14
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Lavras (CUNI/UFLA) aprovou, por unanimidade, no dia 25/4, a criação de uma Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo. Com a nova estrutura, pretende-se fomentar ainda mais a inovação, a geração de tecnologias e estimular o empreendedorismo e a criatividade. 

A mudança representa alteração no status do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec), órgão responsável pela gestão da Política de Inovação da UFLA e pela proteção do conhecimento gerado na Universidade. A Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo está sediada no Lavrastec - Parque Científico e Tecnológico de Lavras, localizado dentro do câmpus-sede da UFLA. 

A evolução do Nintec

Criado em 2007, o Nintec desempenha um papel fundamental na conexão entre o mercado e as pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas na Universidade. O órgão vem recebendo aporte de capital intelectual e de recursos financeiros para estruturar-se de forma condizente com suas atribuições e competências.

“Essa transformação coroa o trabalho primoroso que a equipe vem realizando. Uma meta que definimos nesta gestão é que avançaríamos muito na área de empreendedorismo e inovação. Por isso, nos últimos anos, buscamos um investimento inédito na Instituição, impulsionando o Nintec com o principal recurso para o seu desenvolvimento: servidores e funcionários terceirizados. Isso resultou no avanço das ações de inovação e empreendedorismo, o que nos motiva a seguir adiante”, declara o reitor da UFLA João Chrysostomo de Resende Júnior. 

Em 2023, a unidade, que contava apenas com dois servidores, saltou para nove colaboradores, sendo sete técnicos administrativos e dois docentes. Há três anos existiam apenas dois bolsistas de desenvolvimento em ciência, tecnologia e inovação; hoje são oito, todos custeados com recursos de projetos captados por meio de editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Houve, ainda, a contratação de três funcionários terceirizados para composição da equipe.

No espectro financeiro, o Nintec possui, hoje, seis projetos em vigência e um com expectativa de execução em 2023 (PPE 00143-22 “Operacionalização do Parque Científico e Tecnológico de Lavras - LavrasTec”, aprovado pela SEDE e Fapemig.). Os recursos que estão sendo investidos na Política de Inovação da UFLA totalizam, aproximadamente, 8 milhões de reais, incluindo aqueles provenientes de agências de fomento, programas de incubação, contratos de transferência de tecnologia, etc. sem considerar os recursos da matriz orçamentária e os oriundos de projetos específicos de pesquisa, inovação e extensão tecnológica desenvolvidos em parceria com a iniciativa privada e outros órgãos públicos.

O relatório de gestão apresentado pelo Nintec no ano de 2022 demonstrou que os esforços para estabelecer parcerias com os setores público e privado resultaram nos primeiros contratos de transferência de tecnologia celebrados pela UFLA, captando aproximadamente 1,5 milhões de recursos privados. Além disso, a inovação e o empreendedorismo foram acrescentados à cadeia de valor da Instituição, ao lado do ensino, da pesquisa e da extensão. O conjunto desses fatores culminou na transformação do Nintec em Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo. 

“Ficou ainda mais caracterizada a transversalidade das atividades de inovação e empreendedorismo com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, constituindo-se como um quarto eixo dessa importante trilogia. Assim, a proposta de transformação em uma Pró-Reitoria recebeu acolhimento e representa mais um passo da Universidade em sua interação com a sociedade e na contribuição para o desenvolvimento regional e do País”, completa o reitor da UFLA.

Resultados alcançados

Como resultado do trabalho desenvolvido pela equipe do Nintec nos últimos três anos é possível destacar as seguintes ações: 

- Celebração de 151 instrumentos jurídicos relacionados à pesquisa, à inovação e à extensão tecnológica, de forma cem por cento digital e no tempo médio de 60 dias;

- Captação de aproximadamente 91 milhões de reais em recursos para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, inovação e extensão tecnológica, sem considerar os recursos advindos das agências de fomento;

- Celebração da primeira transferência de tecnologia (know-how) da UFLA em 2020 e da segunda transferência (licenciamento) em 2022, captando até o momento, aproximadamente, 1,5 milhões de reais para ser investido na Política de Inovação da Universidade;

- Certificação Cerne 1 da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, em 2022;

- Cinco novas empresas selecionadas para participar do Programa de Incubação;

- Duas empresas graduadas no Programa de Incubação;

- Mais de 50 eventos, workshops, cursos, palestras educativas para sensibilização nas temáticas de inovação e empreendedorismo;  

- Aprovação do Projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei), em interface com o Governo do Estado de Minas Gerais;

- 8 visitas técnicas para fazer benchmarking com outros ecossistemas, públicos e privados, de Inovação;

- Ajustes finais para lançamento, ainda em 2023, do edital de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico para habitação de empresas no Parque Científico e Tecnológico de Lavras - LavrasTec.

A estrutura da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo

A nova estrutura da Pró-Reitoria prevê unidades de apoio à gestão (Secretaria Administrativa, Assessoria de Governança, Assessoria de Infraestrutura, Assessoria de Comunicação e Assessoria de Negócios) e unidades finalísticas de Inovação e de Empreendedorismo. 

Sob a direção do servidor Rafael de Oliveira Rezende, administrador de carreira da UFLA, a Diretoria de Inovação tem o propósito de promover o avanço tecnológico por meio do fomento, instrução e tramitação de instrumentos de parcerias de pesquisa, inovação e extensão tecnológica; do suporte a gestão e fiscalização dos instrumentos jurídicos derivados dessas parcerias; da proteção e gestão das propriedades intelectuais de titularidade da UFLA; além da negociação de ativos, tangíveis e intangíveis, patenteáveis ou não patenteáveis, do portfólio da UFLA. Em síntese, estas atribuições definem a Trilha de Inovação, que congrega o Setor de Parcerias de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); o Setor de Gestão de Instrumentos Jurídicos; o Setor de Propriedade Intelectual e o Setor de Transferência de Tecnologia.

A Diretoria de Empreendedorismo, liderada pelo professor Denis Renato de Oliveira, do Departamento de Administração Pública (DAP), tem como objetivo desenvolver ações e conduzir programas de sensibilização, prospecção de novos negócios, capacitação de empreendedores e desenvolvimento de pesquisas para geração de novas tecnologias. Os setores da diretoria são denominados hubs, que comportam programas específicos para o nível de maturidade dos empreendimentos e compõem a Trilha Empreendedora da UFLA.

Dentre os programas destacam-se a Aceleradora de Ideias, responsável pelo Vuei; programa de Vivência Universitária, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), que apoia o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior do Estado; a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec), que oferece capacitações e dá apoio à elaboração e estruturação de novos negócios; e o Lavrastec - Parque Científico e Tecnológico de Lavras, que visa aproximar as empresas e os pesquisadores com a finalidade de gerar novas tecnologias e propiciar desenvolvimento.

Pró-reitor e pró-reitor adjunto

O pró-reitor de Inovação e Empreendedorismo, Márcio André Stefanelli Lara, é professor associado 2 na área de Forragicultura e Pastagens do Departamento de Zootecnia da UFLA, Escola de Ciências Agrárias de Lavras (DZO/Esal). Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Tocantins. Possui mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e doutorado em Ciência Animal e Pastagens pela Esalq (2011) e pós-doutoramento em modelagem e crescimento de plantas forrageiras pela Universidade da Flórida. Foi nomeado em dezembro de 2020 para o cargo de diretor no Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA (Nintec). 

O pró-reitor adjunto de Inovação e Empreendedorismo e diretor de Inovação, Rafael de Oliveira Rezende, é bacharel em Administração Pública (UFLA), especializado em Direito Tributário e Aduaneiro (PUC-Minas) e mestre em Administração Pública (PPGAdm-UFV) na linha de pesquisa em Gestão de Organizações Públicas, Governança e Sociedade. Foi designado, em 2020, como coordenador de Inovação e como vice-diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA (Nintec). 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.