AÇÕES EM CURSO

Agenda da última semana em Brasília pautou investimentos na UFLA

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 05 Junho 2023 15:02 | Última Atualização: Segunda, 05 Junho 2023 15:17
Gentileza solicitar descrição da imagem
Da esq. p/ dir.: assessores da Ebserh Fausto Figueira de Mello Júnior e Rodrigo Alves Torres Oliveira; prof. João Chrysostomo; presidente da Ebserh, Arthur Chioro; assessor de Política e Relacionamento Institucional, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes

Em Brasília, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor João Chrysostomo de Resende Júnior, participou de encontros e reuniões de 30/5 a 1º/6, com o objetivo de articular soluções e avanços para a Instituição e para o conjunto de Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Uma das pautas recorrentes na programação foi a busca de recursos para o Hospital Universitário. Esteve também presente nos encontros o assessor de Política e Relacionamento Institucional, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes.

Em reunião com a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, no Ministério da Educação (MEC), professora Tânia Mara Francisco, a conversa foi sobre a necessidade de recomposição orçamentária, já que os recursos destinados à UFLA para 2023 ainda não são suficientes para a manutenção da Universidade e seus projetos. “Apesar de a situação orçamentária permanecer bastante difícil, a professora comprometeu-se a nos ajudar na busca de soluções, com ações previstas para o segundo semestre. Tivemos, ainda, informações sobre a retomada de algumas obras que estão paralisadas, incluindo obras da UFLA, e a informação deve ser formalizada em breve pelo governo federal”, diz o reitor. A temática da recomposição orçamentária foi também tratada na Subsecretaria de Planejamento e Orçamento, com Adalton de Matos.

O professor João Chrysostomo reuniu-se também com deputados federais. A abordagem com a deputada Ana Pimentel teve como pauta a solicitação de apoio para as etapas necessárias para a conclusão do Hospital Universitário da UFLA. “A deputada entende que essa é uma frente importante de atuação, e a demanda será incluída nas mobilizações da Frente Parlamentar da Educação, em interlocução com o MEC, abrangendo a necessidade de recursos para os hospitais universitários de Lavras, Juiz de Fora e Uberlândia”, relata.

Já no encontro com o deputado federal Reginaldo Lopes, o parlamentar recebeu a informação sobre a honraria que lhe será concedida pelo Conselho Universitário da UFLA, que o homenageará como benemérito da Instituição. A cerimônia será em 31/8, durante as celebrações de aniversário da Universidade. As demandas relativas ao hospital universitário foram também discutidas e, nesse quesito, o deputado se comprometeu com uma emenda individual de 20 milhões de reais, já para incluir no PLOA 2024, para a compra de equipamentos e mobiliários do hospital.

Ainda sobre a negociação de novos recursos, por meio das emendas parlamentares, ocorreu reunião com o deputado federal Luiz Fernando Faria. A principal medida pleiteada é a liberação da emenda não impositiva do senador Rodrigo Pacheco para as Ifes de Minas Gerais. A expectativa é de que a liberação ocorra nos próximos dias e seja da ordem de cerca de 51 milhões de reais, a serem divididos entre Ifes mineiras, com valores definidos pela proporção dos cortes orçamentários ocorridos em 2022. “Ficamos também de agendar uma nova reunião, para conversarmos sobre o apoio da bancada mineira ao projeto do Hospital da UFLA. Deve ocorrer no próximo mês”.

Cerimônia de posse de novos reitores. Da esq. p/ dir.: reitor da UFLA, prof. João Chrysostomo; ministro da Educação, Camilo Santana; reitoria da UnB, profª. Márcia Abrahão; reitor da UFV e vice-presidente do Foripes, prof. Demetrius David da Silva; reitor da UFRN, prof. José Daniel Diniz Melo, e presidente da Capes, profª. Mercedes Bustamante .

Para viabilizar as próximas etapas destinadas à implementação do Hospital Universitário, foram realizadas também reuniões na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Em reunião com os assessores parlamentares da empresa, Fausto Figueira de Mello Júnior e Andressa Brito, ficou acertada a busca por apoio no Congresso Nacional para os investimentos necessários, por meio de emendas individuais e de bancada. Com o presidente da empresa, Arthur Chioro, outros ajustes foram definidos, como a constituição de uma equipe da Ebserh para dar apoio técnico à equipe da UFLA nas próximas fases de ação relacionadas ao hospital. “Haverá uma nova visita da Ebserh a Lavras, já com o olhar da gestão atual, para auxiliar nos encaminhamentos necessários. O trabalho conjunto deve ser formalizado em protocolo de intenções e incluir outros agentes públicos, como a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais”, diz o reitor, relatando também que os últimos hospitais autorizados para gestão pela Ebserh foram os da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da UFLA. Clique para acessar as últimas informações publicadas sobre o hospital.

Além dessas reuniões, o reitor participou da cerimônia de recondução de posse dos professores Demétrius David da Silva e José Daniel Diniz Melo, das universidades federais de Viçosa (UFV) e do Rio de Grande do Norte (UFRN), respectivamente. A solenidade foi realizada pelo ministro da Educação, Camilo Santana. O professor Demétrius compõe - com o professor João Chrysostomo e a reitora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva - a gestão do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes).