Ranking Internacional

THE Impact Ranking: UFLA é ranqueada em oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quarta, 07 Junho 2023 18:14 | Última Atualização: Segunda, 19 Junho 2023 13:15

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está entre as 23 universidades federais brasileiras listadas pelo ranking Times Higher Education Impact Rankings (THE Impact). Ao todo foram avaliadas 1.591 instituições, de 112 países, acerca da atuação rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Nesta edição do ranking, foram incluídas 47 instituições brasileiras de Ensino Superior. Em Minas Gerais, foram seis universidades federais ranqueadas, sendo que a UFLA aparece na classificação geral na faixa 801-1000.

Pela primeira vez, a UFLA foi ranqueada em oito dos 17 ODS. Foi ranqueada pelo 3º ano consecutivo nos ODS 1 – Erradicação da pobreza (401-600), ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável (201-300), ODS 3 – Saúde e bem-estar (801-1000), ODS – 4 Educação de qualidade (801-1000), ODS 6 – Água potável e saneamento (201-300) e ODS 7 – Energia limpa e acessível (201-300), ODS 17 – Parcerias e meios de implantação (801-1000). Pela primeira vez, a Universidade foi ranqueada no ODS 9 –  Indústria, inovação e infraestrutura (601-800).

Para a coordenadora acadêmica da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), professora Cristiane Alves Pereira, a presença da UFLA no THE Impact Ranking é uma forma de reconhecimento internacional aos esforços que a Instituição realiza em relação aos ODS, que compõem a Agenda 2030 e consideram diversos aspectos do conceito de sustentabilidade. “Além das atividades de pesquisa e publicação, o ranking valoriza as ações desenvolvidas por nossa Universidade e que impactam a sociedade local, regional e até nacional”, pontuou.

A professora destacou ainda o apoio de toda a comunidade acadêmica durante a etapa de coleta dos dados. “Não podemos deixar de mencionar que estamos na Semana do Meio Ambiente e é maravilhoso saber que os esforços da UFLA no sentido de manutenção da qualidade das águas e uso de energias renováveis estão sendo reconhecidos internacionalmente”.

O diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Junior, reforça que estar posicionado neste ranking demonstra o compromisso permanente com o desenvolvimento sustentável, sinalizando que o crescimento da Universidade pode estar aliado à responsabilidade social e ambiental, em ações que envolvem as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Comprometimento

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil. Confira outras informações sobre os ODS neste link